DuckDuckGo lança serviço que 'limpa' e-mail de rastreadores

1 min de leitura
Imagem de: DuckDuckGo lança serviço que 'limpa' e-mail de rastreadores
Imagem: Reprodução/DuckDuckGo
Avatar do autor

O mecanismo de buscas online DuckDuckGo anunciou a versão Beta do serviço Email Protection. A solução "limpa" e-mails antes de encaminhá-los, eliminando rastreadores "invisíveis" de mensagens.

Independentemente do provedor que se utiliza, conteúdos que chegam à caixa de entrada podem carregar elementos que coletam metadados a respeito do comportamento da pessoa que os abre, a exemplo do modelo do aparelho em que a ação acontece e de sua localização.

Tais informações, além de auxiliarem empresas a criarem um perfil de uso para a exibição de anúncios direcionados, estão sujeitas à comercialização, ou seja, a acabar nas mãos de terceiros. Entretanto, com a novidade do DuckDuckGo, isso deve acabar.

Rastreadores invisíveis oferecem metadados a empresas.Rastreadores invisíveis oferecem metadados a empresas.Fonte:  Reprodução/DuckDuckGo 

Lista de espera

Assim que se finaliza o registro no Email Protection, explica a companhia, um endereço @duck.com é gerado. Depois, é possível fornecê-lo a cadastros de sites variados, que, então, passarão a se comunicar com o destinatário por meio dele.

Antes de redirecionar o material à caixa de entrada oficial (seja ela do Gmail ou do Outlook, dentre outros), o lançamento o "higieniza", retirando até mesmo cabeçalhos.

De acordo com o DuckDuckGo, informação alguma além do endereço de e-mail fornecido é salva em seus servidores, pois, indica, tudo é apenas processado. A empresa alega que a novidade vai até proteger o público de vazamentos de dados.

Por fim, quem tiver interesse em se valer da ferramenta precisa baixar o app da empresa para iOS ou Android e entrar na lista de espera, uma vez que seu desenvolvimento não está completo.