Apple retira clones do Wordle que estavam inundando a App Store

1 min de leitura
Imagem de: Apple retira clones do Wordle que estavam inundando a App Store
Imagem: Wordle/CultOfMac/Reprodução

Uma enxurrada de aplicativos copiando a ideia e até mesmo os gráficos do Wordle chegaram nas lojas de apps da Apple e do Google. No entanto, pelo menos na App Store, as cópias foram retiradas.

Embora os aplicativos tenham desaparecido da loja da Apple, não houve nenhuma palavra oficial sobre a remoção. Um dos apps piratas, o “Wordle – The App”, cobrava US$ 30 pela assinatura anual e tinha a mesma interface e design do original.

O seu criador, o empresário de tecnologia Zach Shakked, reconheceu o erro em uma thread no Twitter, já que se aproveitou do fato da palavra "Wordle" não ser uma marca registrada. “Percebo que cruzei uma linha. E eu certamente nunca farei nada remotamente próximo a isso novamente”, escreveu.

A política de inclusão de aplicativos da Play Store é mais flexível. Os clones do Wordle não foram removidos e contam com milhares de downloads. Por isso, é necessário ter cuidado dobrado ao se deparar com apps que façam referência ao famoso jogo de palavras.

Perigo dos clones

Clones de aplicativos podem esconder arquivos maliciosos. (Fonte: Play Store/Reprodução)Clones de aplicativos podem esconder arquivos maliciosos. (Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store/Reprodução 

As versões “alternativas”, além de conter publicidade e serem pagas, podem esconder arquivos maliciosos. O jogo de adivinhação de palavras criado por Josh Wardle não tem versão oficial em aplicativo para celular e está disponível apenas pelo site powerlanguage.co.uk/wordle. O game é totalmente gratuito e não exibe publicidade.

Versão brasileira

Para quem quer brincar com as palavras sem o limite do Wordle, existem outros jogos com a mesma ideia e que são produzidos por fontes confiáveis. Além disso, o Termo, a versão brasileira, segue a mesma dinâmica do jogo em inglês. O game é totalmente gratuito, não exibe anúncios e pode ser acessada apenas neste site.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.