Meta usa IA para animar desenhos de crianças; veja como fazer

1 min de leitura
Imagem de: Meta usa IA para animar desenhos de crianças; veja como fazer
Imagem: Meta

A Meta, controladora do Facebook e do Instagram, anunciou nesta quinta-feira (16) uma tecnologia pioneira que utiliza inteligência artificial (IA) para animar automaticamente desenhos de crianças feitos à mão. A ferramenta, já disponível em forma de protótipo no site Animated Drawings, permite que pais enviem desenhos de seus filhos para serem convertidos em personagens animados, “que dançam, correm e pulam”, segundo a publicação.

Embora os desenhos de crianças pareçam a princípio bastante simplórios, eles demandam um tipo especial de percepção que pode ser atingido pelos pais ou professores, mas representam um desafio para a IA. Por isso, os pesquisadores combinaram dados digitais e algoritmos inteligentes para animar automaticamente figuras desenhadas à mão por crianças na forma humana (com uma cabeça, dois braços e duas pernas).

Além disso, a nova ferramenta interage com as próprias crianças, ao permitir baixar um vídeo animados com os seus desenhos, para ser compartilhado com a família e os amigos. Se os pais autorizarem, os desenhos de seus filhos poderão ser utilizados no aprimoramento do modelo de IA, através do processo de aprendizado de máquina.

Passo a passo da animação de desenhos infantis

Fonte: Meta/Divulgação.Fonte: Meta/Divulgação.Fonte:  Meta 

O objetivo dos pesquisadores da Meta foi construir uma ferramenta de IA capaz de isolar as figuras humanas presentes em desenhos infantis e animá-las automaticamente. Essa ação é complicada porque a figura muitas vezes se mistura a outros elementos coloridos e parecidos na página. Porém, quando a figura é enfim separada, o sistema localiza suas articulações para que a ela possa se mexer, e virar um desenho animado.

De acordo com a Meta, o objetivo da pesquisa não é apenas ensinar a IA a fazer bons desenhos animados com figuras infantis, mas sim construir um tipo de inteligência artificial capaz de compreender o mundo sob o ponto de vista humano. Quem quiser enviar desenhos dos filhos ou alunos pode fazer o upload diretamente no site Animated Drawings, disponível neste link.

Como animar um desenho online

  1. Entre no site Animated Drawings;
  2. Clique em Get Started;
  3. Envie uma imagem clicando em Upload Photo;
  4. Após o upload, clique em Next para a análise de imagem;
  5. Aceite ou rejeite os termos de compartilhamento e clique em Next novamente;


Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.