Gmail facilita chamadas de áudio e vídeo pelo celular

1 min de leitura
Imagem de: Gmail facilita chamadas de áudio e vídeo pelo celular
Imagem: Unsplash

A partir de agora, fazer chamadas de voz e vídeo pelo aplicativo do Gmail ficou mais fácil, com a atualização lançada pela Google na segunda-feira (6). A novidade, que chega às versões do serviço de e-mail para Android e iOS, é exclusiva para as ligações entre duas pessoas, a princípio, não oferecendo suporte para uso em grupos.

Ligações pelo app do Gmail já eram oferecidas, mas o procedimento para iniciá-las ficou marcado pela complexidade, fazendo muitos usuários escolherem outras ferramentas mais simples. Para usar a solução, você precisava criar e enviar um link de videoconferência pelo Google Meet, o que dava muito trabalho.

Mas com esta atualização, basta tocar no botão do telefone ou do vídeo, conforme o tipo de chamada desejada, localizados à frente do nome do contato, no canto superior direito, para iniciá-la. Durante a chamada, é exibido um banner com detalhes sobre a ligação, enquanto as ligações perdidas são identificadas com um ícone vermelho na lista de bate-papo.

Os botões de chamada estão disponíveis em cada bate-papo.Os botões de chamada estão disponíveis em cada bate-papo.Fonte:  Google/Divulgação 

Segundo a companhia de Mountain View, a mudança objetiva facilitar a comunicação com os colegas de trabalho em um momento no qual muitas empresas ainda mantêm um formato remoto ou híbrido, por conta da pandemia do novo coronavírus. Com ela, a big tech quer centralizar todas as suas ferramentas de comunicação no Gmail.

Disponível para todos os usuários

Todos os usuários do Google Workspace, bem como do G Suite Basic e clientes empresariais terão acesso ao novo recurso. A novidade também será disponibilizada aos usuários com contas pessoais do serviço gratuito de e-mail da Google.

É válido ressaltar que a atualização está sendo implementada de forma gradual, ou seja, ela pode não estar disponível para algumas pessoas neste momento. A previsão da gigante das buscas é de que todos recebam a novidade até o dia 21 de dezembro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.