Extensão retorna contagem de dislikes do YouTube no Chrome e Firefox

1 min de leitura
Imagem de: Extensão retorna contagem de dislikes do YouTube no Chrome e Firefox
Imagem: Shutterstock

Há algumas semanas, o Google revelou que o YouTube deixaria de exibir a quantidade de dislikes nos vídeo e, por isso, até o cofundador da plataforma de streaming foi contra a atualização. Aparentemente, um usuário também não gostou da novidade e criou uma extensão para navegadores que retorna com o contador de dislikes.

O programador Dmitry Selivanov publicou o projeto Return YouTube Dislike (Retonar Dislike do YouTube, em português) no GitHub e também disponibilizou as versões instaláveis em um site oficial. Basicamente, a extensão usa a API do YouTube para gerar o contador de dislike para os navegadores Chrome e Firefox —  mas não por muito tempo.

Voltou ou não voltou?

Apesar da extensão funcionar perfeitamente, ela já tem uma data finita. No dia 13 de dezembro de 2021, a plataforma de streaming vai remover os dados relacionados aos dislikes dos vídeos e, assim, a extensão deixará de funcionar como é agora.

Depois que o serviço de streaming remover os dados da API, o desenvolvedor começará a usar a própria base de usuários da extensão para exibir uma amostra dos dislikes. É claro, o número vai depender da quantidade de pessoas usando o recurso.

"O processo funciona e há um nome para isso: a sabedoria da multidão. O processo quebra quando a plataforma interfere nisso. Então, a plataforma invariavelmente decai. O YouTube quer virar um lugar em que tudo é medíocre? Porque nada pode ser ótimo se nada é ruim", disse o cofundador do YouTube na descrição do primeiro vídeo da plataforma.

Até o momento, a extensão Return YouTube Dislike está na versão alfa e só está disponível para os navegadores Chrome e Firefox, contudo, segundo o desenvolvedor, em breve também chegará em dispositivos móveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.