Windows 11 bloqueia app que impede uso obrigatório do Edge

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 bloqueia app que impede uso obrigatório do Edge
Imagem: Microsoft/Divulgação

Uma recente atualização do Windows 11 para membros do Windows Insider bloqueou as ações do app EdgeDeflector, que redireciona links que seriam abertos no navegador da Microsoft para o browser de preferência do usuário. Independentemente do navegador padrão.

O update adicionou o protocolo “edge: //” a endereços dentro dos widgets, como o Notícias e Interesses. Com isso, a ferramenta que redireciona os links para o navegador padrão escolhido pelo usuário deixou de funcionar em builds mais recentes, obrigado a adoção do Microsoft Edge.

Ao instalar o EdgeDeflector, todos os links do Windows abrem no navegador padrão.Ao instalar o EdgeDeflector, todos os links do Windows abrem no navegador padrão.Fonte:  Reddit/Reprodução 

“Você não pode mudar o protocolo padrão com alteração no registro, personalização de fabricantes parceiras, modificações no Microsoft Edge, interferência com OpenWith.exe ou qualquer outra alternativa", explica os criadores do EdgeDeflector.

Segundo os desenvolvedores, a mudança ocorreu entre o lançamento das builds 22483 e 22494 da versão Insider do Windows 11. Os criadores alegam que a ocorrência não é um bug, mas o resultado de uma ação deliberada da Microsoft.

“Isso não é um erro de Preview do Windows Insider. A Microsoft fez alterações específicas na forma como o Windows 11 atua com o protocolo ‘edge://’”, afirmam os desenvolvedores.

Sucessor do Internet Explorer, o Microsoft Edge foi lançado em janeiro de 2020.Sucessor do Internet Explorer, o Microsoft Edge foi lançado em janeiro de 2020.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Microsoft não se pronunciou sobre o caso

Como destaca o Windows Central, a Microsoft não comentou sobre as mudanças de protocolo. Portanto, não é possível afirmar que a empresa tenha planos para “forçar” o uso do navegador próprio realizando as recentes alterações.

Do outro lado, o EdgeDeflector segue disponível para os usuários do Windows 10 e Windows 11. Contudo, os desenvolvedores não vão atualizar o app até que a Microsoft mude a forma de gerenciar os links com o protocolo “edge: //”.

Por fim, os criadores afirmam que existem maneiras de fazer a ferramenta continuar funcionando no Windows 11. No entanto, isso “exige alterações destrutivas no sistema operacional”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.