YouTube e TikTok: confira apps mais usados por crianças no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: YouTube e TikTok: confira apps mais usados por crianças no Brasil
Imagem: Pixabay

Serviços de streaming e mensageiros são os aplicativos mais utilizados por crianças de até 12 anos no Brasil, seja com smartphone próprio ou uso supervisionado do aparelho dos pais. Essa é uma das conclusões da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que verificou o cenário da popularidade dessas plataformas no país.

O destaque deste ano é o TikTok: embora não seja o líder na média geral ou em qualquer separação por faixa etária, ele foi o aplicativo que mais cresceu em relação à pesquisa de 2020. A rede social de vídeos era usada por 36% das crianças com smartphone e agora está na faixa dos 45%.

Os apps mais citados foram o YouTube (separado entre a plataforma tradicional e a versão Kids) e o WhatsApp, com 72% e 52% na média geral, respectivamente. Além do cálculo total, há ainda o percentual por faixas etráias: 0 a 3 anos; 4 a 6 anos; 7 a 9 anos; e 10 a 12 anos.

Confira os principais serviços que apareceram nas respostas:

O ranking com os principais apps citados pelos pais no estudo.O ranking com os principais apps citados pelos pais no estudo.Fonte:  Mobile Time 

Além de redes sociais, plataformas de streaming de vídeo ou música, jogos ou ecossistemas de experiências são os preferidos pelo público infantil. Além do WhatsApp e Neflix aparecerem no topo da lista, também é possível notar a presença de games como Minecraft, Roblox e Fortnite entre os apps mais populares entre crianças.

Ao todo, foram entrevistados 1.962 pais que têm smartphone e são responsáveis por ao menos uma criança de até 12 anos. O relatório completo inclui ainda dados sobre jogos infantis e o uso de celulares para acompanhamento de aulas na modalidade online. O documento é gratuito e pode ser baixado neste link mediante um rápido cadastro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.