Como criar um site por conta própria sem ajuda de programadores

8 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como criar um site por conta própria sem ajuda de programadores

Se você quer divulgar um evento ou o seu portfólio, vender produtos ou fazer a sua marca ser reconhecida, você vai precisar de um site. Não importa qual seja a sua área de atuação ou profissão, ou até mesmo o porte da sua empresa; uma página na internet pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio.

Para alguns, este processo parece complicado, mas atualmente é possível criar um site do zero – e com bom design e boa funcionalidade – sem o auxílio de um programador e sem grandes conhecimentos de programação em geral. Com o auxílio de uma plataforma de construção de sites como o Tilda, você mesmo pode fazer isso, sem a necessidade de aprender novas ferramentas.

No Tilda, a edição é como um jogo, feita diretamente na página por meio de blocos, o que significa que o processo é muito intuitivo e não exige qualquer preparação prévia. Qualquer um pode testar e começar a criar um site agora mesmo – e sem pagar nada por isso!

O construtor de sites Tilda é muito popular entre empresários e designers, e vamos explicar agora as principais características desta plataforma.

Construção a partir de blocos

tildaA funcionalidade de blocos é o que torna fácil construir um site com o Tilda (Fonte: Tilda/Reprodução)

A principal característica do Tilda é o fato de a plataforma se basear na construção de sites por meio de blocos. Você pode mover cada um dos mais de 550 blocos especialmente projetados por designers profissionais para criar a página da forma como você quiser. Cada bloco pode ser individualmente configurado e de forma flexível.

Dessa forma, você pode escolher uma capa pronta, ou seções diversas como “vantagens”, “sobre”, “avaliações”, “contatos”, dentre outras, para construir o formato do seu site de acordo com o seu interesse. Basta selecionar o bloco apropriado na biblioteca e ele será adicionado à sua página. Em seguida, você pode arrastá-lo facilmente para qualquer lugar, em qualquer ordem, já que cada bloco é configurável independentemente.

Além disso, todas as formas e possibilidades são feitas para serem combinados em qualquer ordem, sempre mantendo a harmonia, então o design sempre será bonito e de bom gosto. Mas caso você não tenha gostado de algo, bastam apenas alguns segundos para refazer.

Alteração de texto e imagem diretamente na página

tildaVocê pode fazer as alterações e ver como elas ficaram em tempo real (Fonte: Tilda/Reprodução)

Na hora de fazer alguma alteração na página, seja em um texto ou imagem, não é necessário mexer no código ou trabalhar em interfaces confusas. Tudo o que você precisa fazer é aproveitar a construção em blocos do Tilda e alterar rapidamente as informações que desejar de forma intuitiva. As imagens podem ser simplesmente arrastadas e serão carregadas sozinhas, e o texto muda diretamente no layout – basta clicar e escrever.

Além disso, é possível adicionar novos blocos ao layout, que também serão carregados na hora, no local que você escolher, mudando a aparência da página conforme você adiciona novos elementos. É tudo muito intuitivo e você não precisa perder tempo aprendendo a plataforma.

Além disso, todas as alterações ficam visíveis na hora na página em construção, tudo em tempo real. Ou seja, se você fizer algo de errado ou que não gostar, pode desfazer rapidamente essa ação e corrigir qualquer problema na hora.

Modelos disponíveis para ajudar

tildaHá centenas de modelos disponíveis para você se inspirar (Fonte: Tilda/Reprodução)

Com o Tilda, você pode construir a sua página do zero. Porém, a plataforma também oferece modelos que podem ajudá-lo a escolher uma direção por onde começar. Os criadores desse construtor de sites analisam milhares de páginas de sucesso e criam templates levando em consideração as características únicas de cada negócio.

Se você quer criar um site para a sua loja, um blog para falar sobre um assunto específico ou uma página para divulgar o seu trabalho, certamente há um modelo para esses casos. Lembrando que cada template pode ser modificado ao seu gosto, criando uma página única na internet.

Conheça dois exemplos de páginas construídas com a ajuda de Tilda:

Construa um site e todos os elementos do zero

tildaO editor Zero Block permite que você edite e crie novos elementos para o seu site (Fonte: Tilda/Reprodução)

Mas se você quiser construir o seu site realmente desde o início, pode contar com o editor Zero Block integrado. Com o Zero Block, você pode criar elementos novos para a sua página ou refazer os já existentes. Com ele, é possível criar um design exclusivo movendo livremente os elementos no espaço de um bloco, definindo configurações avançadas para cada um deles, utilizando ferramentas profissionais como camadas, criando animações, e muito mais. Essa opção é especialmente útil para os profissionais que criam sites personalizados para clientes.

Animações incríveis e interatividade

tildaAnimações belíssimas são possíveis com Tilda (Fonte: Tilda/Reprodução)

Os sites construídos pelo Tilda ainda podem ter animações e ferramentas de interatividade únicas. Tudo isso para você criar um site que seja realmente a sua cara ou que esteja diretamente ligado ao seu negócio.

Os efeitos são realmente variados e é possível alterar o tamanho ou cor dos elementos de estilo de texto, a aparência da imagem de transparência no carregamento da página e até inserir botões animados, em que, ao passar o mouse, ele muda de cor, por exemplo. Também é possível experimentar o efeito de linha gradual, que traz o texto animado como se fosse em um banner, o que pode é útil, por exemplo, para ofertas especiais ou descontos sazonais.

Ferramenta para conversão de clientes

tildaConverta seus visitantes em clientes com as ferramentas certas (Fonte: Tilda/Reprodução)

Uma preocupação de empreendedores e empresas é a conversão dos visitantes do site em clientes. O Tilda oferece uma grande seleção de formulários de contato e outros recursos que podem ajudar o seu negócio a prosperar. Vale um destaque para o CRM integrado gratuito, que já vem em todos os sites construídos no programa.

Depois que o seu site estiver pronto, também é possível conectar ele com diversos serviços diferentes, como Trello, Slack, MailChimp, UniSender, SendGrid, GetResponse, Pipedrive e muito mais.

Crie uma loja online completa

tildaO Tilda permite que você crie uma loja online completa com amplo catálogo e diversas opções de pagamento (Fonte: Tilda/Reprodução)

Se você deseja criar uma loja online ou vender produtos e serviços prontos no seu site, a Tilda oferece todos os recursos necessários. Você encontrará modelos de comércio eletrônico no qual os blocos desempenham novamente um papel importante, possibilitando a adição de um catálogo com mais de 5.000 produtos e um carrinho de compras, dentre outras funcionalidades interessantes. Além disso, é possível conectar seu site a uma ampla variedade de sistemas de pagamento como PayPal, Stripe, 2Checkout e muitos outros, assim como utilizar diversas ferramentas de conversão.

Site mobile e responsividade

tildaTodos os sites criados com Tilda são nativamente responsivos (Fonte: Tilda/Reprodução)

Hoje, a maioria das pessoas navega utilizando o celular. No Tilda, você não precisa se preocupar em criar uma versão mobile do site, pois as páginas criadas são nativamente responsivas. Todos os blocos da biblioteca que vão para a plataforma se adaptam automaticamente a qualquer tamanho de tela e dispositivo, então você não precisa se preocupar em fazer alterações adicionais para criar outras versões do site

SEO e ferramentas de otimização

tildaO Tilda oferece recursos para melhorar o posicionamento do seu site (Fonte: Tilda/Reprodução)

Além da responsividade, que é importante para o SEO, o Tilda também trabalha com outras funcionalidades para garantir o bom posicionamento do seu site, assim, ele ficará nas primeiras posições de sites de busca, o que pode garantir bons acessos e retornos.

O SEO Assistant oferece dicas automáticas que podem evitar a contratação de um especialista em SEO. Isso também inclui instruções passo a passo sobre o que precisa ser alterado em sua página para que ela seja mais bem adaptada aos mecanismos de busca.

É claro que o resultado vai depender, em última instância, do conteúdo a ser produzido. Mas o Tilda oferece todos os recursos para permitir a construção de um site otimizado para SEO. As tags de título (h1, h2 e h3), por exemplo, permitem que você construa uma hierarquia de títulos e blocos com texto abaixo deles: a tag h1 é o cabeçalho do primeiro nível, a h2 é o segundo e a h3, o terceiro. Já o sitemap.xml é um arquivo com uma lista de links que leva a todas as seções e páginas do site, ajudando os motores de busca a indexarem melhor o recurso. E os atributos alt adicionam descrições nas imagens que são indexadas pelos motores de busca.

Conecte o seu domínio

tildaConecte o seu domínio já existente ou comece a trabalhar gratuitamente com um domínio do Tilda (Fonte: Tilda/Reprodução)

Você já tem um domínio e gostaria de conectá-lo ao Tilda? Você pode fazer isso rapidamente e ainda contar com o serviço de hospedagem e administração oferecido pela plataforma para proteger o seu site e garantir a sua disponibilidade aos visitantes.

Mas, se preferir, é possível usar o domínio gratuito do Tilda (www.nomedosite.tilda.ws) para publicar seu site sem custo algum, sem limite de tempo.

Nada de gastar muito

tildaAo escolher um plano, você tem 14 dias para conhecer todas as funcionalidades da plataforma (Fonte: Tilda/Reprodução)

Com o Tilda, é possível começar agora mesmo sem gastar um centavo. O plano gratuito da plataforma dá acesso a uma série de recursos, sendo indicado para pequenas empresas que estão iniciando no universo online ou uma página que funcione como cartão de visitas.

Porém, se você quiser experimentar as funcionalidades completas do Tilda, pode fazer isso pagando a partir de US$ 10 por mês no plano anual. Outra vantagem é poder experimentar todos esses recursos gratuitamente por 14 dias – tempo suficiente para você conhecer e decidir contratar esse construtor de sites.

Está esperando o quê? Cadastre-se e experimente agora mesmo o que o Tilda tem a oferecer!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.