Você sabe o que é uma fanfiction (fanfic)? Elas são nada menos do que histórias criadas por fãs de algum conteúdo. Daí vem o nome: fan de fã e fiction de ficção, em inglês.
Por exemplo, 50 Tons de Cinza era uma fanfiction de Crepúsculo, e os personagens principais eram a Bella e o Edward. Porém, ao ter os direitos adquiridos por uma editora, a autora precisou mudar os nomes para Anastasia Steele e Christian Grey.
Apesar do preconceito que recebem, muito se engana quem acredita que só existam fanfics de romance ou com conteúdo erótico. Na realidade, há milhares de categorias e subgêneros diferentes em cada site, variando muito de fã-clube para fã-clube – e também da imaginação do autor.
Para quem gosta de acompanhar essas histórias, apresentamos abaixo os 8 melhores aplicativos para ler fanfics. Confira!
- Saiba Também: O que é um ebook e quais as vantagens do livro digital?
1. Nyah! Fanfiction
Criado em 2005, o Nyah! Fanfiction é um site brasileiro completamente gratuito. Inicialmente, o Nyah tinha um foco maior em fanfics de séries, filmes e livros. Agora, também conta com uma categoria exclusiva para bandas e cantores.
Seu diferencial é a Liga dos Betas, que permite aos autores acharem uma espécie de “leitor crítico” que vai ajudar a construir a história antes de publicá-la. Vale lembrar que os criadores estão constantemente atualizando e realizando melhorias na plataforma, e possuem um grupo no Facebook para promover a integração entre autores e leitores.
2. Archive of Our Own
Ganhador do Prêmio Hugo para Melhor Trabalho Relacionado, o Archive of Our Own é carinhosamente conhecido como Ao3. Ele é provavelmente um dos maiores portais de fanfiction do mundo, com inúmeras categorias e filtros.
Também gratuito, o Ao3 é um dos sites que têm mais opções de classificação indicativa, e permite o download das obras em formatos como PDF, MOBI e EPUB. Apesar de ter fanfics em diversos idiomas, ainda é mais fácil de achar histórias em inglês.
3. Fanfic.net (com aplicativo)
O Fanfic.net é um dos mais antigos sites de fanfiction, fundado em 1998, em Los Angeles. Com diversas categorias, ele é focado especificamente em conteúdos derivados de obras de ficção, não contendo nenhuma categoria sobre pessoas reais.
Apesar de ter perdido um pouco de espaço nos últimos anos, o Fanfic.Net contém um dos melhores aplicativos mobile para leitura de fanfictions. Um dos diferenciais, por exemplo, é permitir ao usuário baixar as histórias para ler offline.
4. Spirit (com aplicativo)
A Spirit ficou muito famosa em meados de 2013, pois tinha categorias de fanfictions para pessoas famosas, como cantores e atores. Apesar de ter um modo pago, o Spirit tem bem mais funções gratuitas do que o Wattpad, além de trazer uma sessão exclusiva para aulas de português.
Outro ponto importante: seu aplicativo mobile é muito bem avaliado na Play Store, mas a opção de ler offline é restrita aos assinantes do modo pago.
5. Tumblr
A rede social de blogging ainda tem muitos fã-clubes. Além disso, é possível encontrar as mais variadas fanfics, principalmente as de capítulo único, conhecidas como one-shots. O Tumblr ainda é o preferido de alguns autores gringos por permitir uma maior interação com os leitores, além de outas postagens como fanarts e GIFs.
Para procurar as histórias, basta jogar o personagem, série ou outra categoria seguido do termo fanfic, como “doctor who fanfic” e aguardar o retorno do resultado.
6. Wattpad
Tido como o principal destino para leitores e escritores de fanfics, o Wattpad possui uma vasta biblioteca de histórias. Elas variam de fanfics baseadas em séries e celebridades a obras totalmente originais.
Além disso, ele permite que os usuários criem listas de leitura, sigam seus autores favoritos e interajam diretamente com eles por meio de comentários e mensagens
Wattpad se denomina como a maior plataforma de histórias do mundo. (Fonte: Wattpad/Reprodução). Fonte: Wattpad/Reprodução
O aplicativo do Wattpad também oferece um sistema de votação, onde os leitores podem apoiar suas histórias favoritas, ajudando-as a ganhar visibilidade dentro da plataforma.
7. StoryFire
O StoryFire é uma plataforma única que combina a narrativa tradicional com elementos de vídeo, tornando-a uma escolha interessante para leitores de fanfics que gostam de explorar histórias de forma interativa.
StoryFire é mais uma opção para quem não tem problemas de ler em inglês. (Fonte: StoryFire/Reprodução)Fonte: StoryFire/Reprodução
A proposta colaborativa permite que fãs e autores criem histórias juntos. Além disso, a plataforma é uma boa opção para quem busca mais do que apenas texto, já que muitos autores integram vídeos, imagens e outros recursos multimídia em suas obras.
8. Inkitt
Por fim, o Inkitt é uma plataforma voltada tanto para novos escritores quanto para leitores ávidos por descobrir novas histórias, incluindo fanfics. Ele usa um algoritmo de recomendação que sugere leituras com base nas preferências individuais dos leitores, tornando a experiência mais personalizada.
Inkitt apresenta diversas opções de histórias para os leitores de plantão. (Fonte: Inkitt/Reprodução)Fonte: Inkitt/Reprodução
Somado a isso, uma das vantagens do Inkitt é que ele serve como uma ponte entre escritores independentes e o mercado editorial tradicional, já que algumas histórias populares podem ser publicadas oficialmente como livros.
E você, conhecia alguma das plataformas apresentadas acima? Qual é a sua favorita? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores usando as nossas redes sociais.
****
Matéria atualizada por Douglas Vieira, no dia 28/10/2024.
Categorias