Fanfics: 5 sites e aplicativos gratuitos alternativos ao Wattpad

3 min de leitura
Imagem de: Fanfics: 5 sites e aplicativos gratuitos alternativos ao Wattpad
Imagem: Shutterstock

Você sabe o que é uma fanfiction (fanfic)? Elas são nada menos do que histórias criadas por fãs de algum conteúdo. Daí vem o nome: fan de fã e fiction de ficção, em inglês. Por exemplo, 50 Tons de Cinza era uma fanfiction de Crepúsculo, e os personagens principais eram a Bella e o Edward, mas ao ter os direitos adquiridos por uma editora, a autora precisou mudar os nomes para Anastasia Steele e Christian Grey.

Apesar do preconceito que recebem, muito se engana quem acredita que só existam fanfics de romance ou com conteúdo erótico. Na realidade, há milhares de categorias e subgêneros diferentes em cada site, variando muito de fã-clube para fã-clube – e também da imaginação do autor.

A maioria dos fanfiqueiros de plantão já conhecem o Wattpad, a plataforma de livros e fanfics. Alguns livros conhecidos do público foram originalmente publicadas lá de forma independente, como A Barraca do Beijo, de Beth Reekles e a fanfic de One Direction, After, escrita por Anna Todd. Ambos ganharam adaptações cinematográficas famosas, e o livro de Todd chegou a ser best-seller.

Acontece que eles começaram a monetizar o conteúdo, tornando-se um aplicativo de compra de livros e com diversos anúncios que atrapalham a leitura. Tendo isso em vista, apresentamos abaixo cinco ótimas alternativas para quem não abre mão do universo das fanfics.

1. Nyah! Fanfiction

Nyah Fiction

Criado em 2005, o Nyah!Fanfiction é um site brasileiro, que reúne tanto histórias originais, quanto conteúdos escritos por fãs. Completamente gratuito, o Nyah inicialmente tinha um foco maior em fanfics de séries, filmes e livros. Atualmente já existe uma categoria exclusiva para bandas e cantores.

Seu diferencial é a Liga dos Betas, que permite aos autores acharem uma espécie de “leitor crítico” que vai te ajudar a construir a história antes de publicá-la, além da sessão de dicas de português. Vale lembrar que os criadores estão constantemente atualizando e realizando melhorias na plataforma, e possuem um grupo no Facebook para promover a integração entre autores e leitores.

2. Archive of Our Own

AO3

Ganhador do Prêmio Hugo para Melhor Trabalho Relacionado, o Archive of Our Own é carinhosamente conhecido como Ao3. Ele é provavelmente um dos maiores portais de fanfiction do mundo, pois contém inúmeras categorias e filtros que podem sempre ser acrescentados pelos próprios fãs, já que é uma plataforma open source. Também gratuito, vale lembrar que o Ao3 é um dos sites que têm mais opções de classificação indicativa, e permite o download das obras em formatos como PDF, MOBI e EPUB. Mas, apesar de ter fanfics em diversos idiomas, ainda é mais fácil de achar histórias em inglês.

3. Fanfic.net (com aplicativo)

fanfic net

O Fanfic.net é um dos mais antigos sites de fanfiction, fundado em 1998, em Los Angeles. Com diversas categorias, ele é focado especificamente em conteúdos derivados de obras de ficção, não contendo nenhuma categoria sobre pessoas reais. É irmão do site FictionPress, voltado para a publicação de originais. Apesar de ter perdido um pouco de espaço nos últimos anos, o Fanfic.Net contém um dos melhores aplicativos mobile para leitura de fanfictions, que permite ao usuário baixar as histórias para ler offline.

4. Spirit (com aplicativo)

Spirit

A plataforma mais recente da lista, Spirit, ficou muito famosa em meados de 2013, pois tinha categorias de fanfictions para pessoas famosas, como cantores e atores. Com um vasto catálogo de histórias em português, foi onde surgiu o meme do Faustão com Selena Gomez. Apesar de ter um modo pago, o Spirit tem bem mais funções gratuitas do que o Wattpad, além de ter também uma sessão exclusiva para aulas de português. Seu aplicativo mobile é muito bem avaliado na Play Store, mas a opção de ler offline é restrita aos assinantes do modo pago.

5. Tumblr

tumblr fanfic

Sucesso absoluto na internet em 2010, a rede social de blogging ainda tem muitos fã-clubes remanescentes e é possível encontrar as mais variadas fanfics, principalmente as de capítulo único, conhecidas como one-shots.

Tumblr ainda é o preferido de alguns autores gringos por permitir uma maior interação com os leitores, além de outas postagens como fanarts e gifs. Para procurar as histórias basta jogar o personagem, série ou outra categoria seguido do termo fanfic, como por exemplo “doctor who fanfic” e pronto. O lado ruim do Tumblr é a inexistência de filtros, deixando o leitor à mercê da informação que o autor quis colocar na postagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.