O mercado de e-books, e-readers e preços altos ainda é um pouco desafiador para a maioria dos usuários espalhados por todo o Brasil. Todos aqueles aparelhos lindos, funcionais e ainda por cima supermoderninhos são ótimos, mas têm seus preços na faixa acima (e bem acima) dos 500 reais. Por enquanto, esses produtos não fazem parte da realidade brasileira, não é?

Até mesmo nos Estados Unidos, país em que os leitores digitais fazem bastante sucesso, há reclamações quanto ao preço dos Kindles, Nooks, Sony Readers e tantos outros. Deve existir algum meio de poder ler seus e-books favoritos sem precisar desembolsar uma “nota preta” para ter um deles.

Pode-se dizer que se você tiver um computador e um smartphone, boa parte dos seus problemas com e-readers já pode ser descartado e colocado na pilha dos “Resolvidos”.

Leia no seu computador
Pode não ser a solução mais confortável – falando em termos ergonômicos e visuais – mas com certeza é o mais barato deles. Uma vez que você já gastou com o seu computador, por que não atribuiu a ele algumas funções a mais do que apenas acessar a internet, baixar músicas e outros produtos de consumo? Existem soluções bastante simples e que não custam nada!

Kindle for PC

Você pode não ter um Kindle propriamente dito, mas com certeza pode rodar o “iTunes” dos livros digitais com este software que a Amazon disponibiliza gratuitamente e funciona como um e-reader no seu monitor.

Portanto, lembre-se de ajustar as configurações de brilho e arranjar uma cadeira confortável. Nem tudo é perfeito – o Kindle for PC executa apenas o formato AZW, proprietário do aparelho.

O Kindle for PC facilita muito as coisas!

Contudo, existem alternativas para que você converta seus e-books em outros formatos para este sem nenhum problema. Um dos conversores mais utilizados para esta tarefa é o Calibre. Com ele é possível transformar PDFs e outros formatos em AZW para ler no Kindle for PC sem passar pelos preços da Amazon.

Alternativas livres

Leia seus PDF sem problemas!Para não ficar preso aos formatos do Kindle for PC, faça uso de leitores de PDFs normais como o Adobe Reader, Foxit, Sumatra PDF e vários outros. Com eles é possível ler arquivos no tradicional e famoso PDF.

Se você prefere o novato ePUB, formato que ainda não tem proteção de direitos autorais, mas já é visto como um dos formatos mais promissores para esse tipo de mídia, prefira leitores como o Digital Editions ou o FBReader.

O Digital Editions funciona praticamente como uma prateleira digital, assim como o Kindle for PC, mas sem a restrição de formatos, já que é compatível com ePUB e PDF, sem que haja qualquer problema.

Telefones muito mais espertos

Não é à toa que eles se chamam “smartphones”. Os celulares de última geração têm deixado muitos aparelhos que tínhamos em casa. Eles reproduzem música, vídeo e por que não os livros em formatos como o PDF?

É tão prático que você até pode usar um iPhone como e-reader sem perder na qualidade de leitura. Para tanto existem programas específicos para instalar no seu smartphone e ler onde quer que você esteja.

Independente do sistema operacional mobile que você use, sempre haverá uma boa alternativa para salvar o seu dia. Como já falamos a respeito dele, o iPhone é o primeiro da nossa lista.

Leia seus livros no  iPhone!
Fonte: Reprodução

Por ter uma tela razoavelmente maior do que a maioria dos smartphones disponíveis no mercado, o telefone-faz-tudo da Apple pode ser uma boa alternativa enquanto o seu Kindle, Nook ou até mesmo a versão esticada do iPhone, o iPad e a sua função e-reader,  não chegam.

Para o iPhone há o Kindle for iPhone que, assim como o programa para PC, executa apenas os e-books em formato AZW. Entretanto, como a liberdade de formatos é bastante forte entre os usuários de todas as plataformas, o iSilo pode servir melhor aos seus propósitos, já que ele permite a leitura de arquivos em PDF.

Os usuários de Symbian não precisam sentir-se excluídos. Os aparelhos Nokia também têm seus leitores de e-book para instalar. O eReader é um caso bastante evidente, já que permite a leitura de PDF e ePUB.

Além disso, o próprio aparelho já conta com um leitor de PDF bastante eficiente, porém é preciso ter em mente que este leitor nativo não ajusta a página ao tamanho da tela. Logo, esse ponto pode causar alguns problemas enquanto se lê.

Leia no seu BlackBerry!
Fonte: Reprodução

Os aparelhos que usam o sistema operacional da Google também contam com boas alternativas para ler e-books. O Aldiko, para Android, permite leitura e download de livros digitais. Mas a função “compra” de ePUBs só fica disponível quando se está conectado à internet. O programa está disponível para download no Android Market.

Se você é usuário do Windows Mobile, também não há motivos para desespero. O Mobipocket é uma alternativa bastante completa para o seu smartphone com toque de Microsoft.

Ao contrário do leitor nativo do Symbian, o Mobipocket permite controlar espaçamentos e outros recursos. Também há alternativa do iSilo e eReader para Windows Mobile.

Por fim, os usuários de BlackBerry não poderiam ficar sem seus leitores de e-book. O BlackBerry App World possui boas alternativas de download como o WattPad, que é gratuito e permite a leitura de vários livros. Além disso, a Amazon já lançou o Kindle for BlackBerry, mas ainda está restrito aos usuários norte-americanos.

Cupons de desconto TecMundo: