Google alertará sobre pesquisas com resultados voláteis

1 min de leitura
Imagem de: Google alertará sobre pesquisas com resultados voláteis
Imagem: Google

Nesta semana, a Google anunciou que seu buscador está ainda mais eficiente com uma nova atualização. Agora, a ferramenta é capaz de avaliar a confiabilidade dos resultados de uma pesquisa sobre tópicos muito recentes e que estão em "rápida mudança", como nos casos de notícias urgentes e anúncios repentinos.

A novidade permitirá que o buscador da Google alerte os usuários caso os resultados de uma pesquisa ainda estejam "muito frescos" e não possuam uma "variedade de fontes avaliadas" para oferecer respostas mais precisas e confiáveis.

Na postagem de seu blog oficial, a Google ilustrou o novo recurso sugerindo que os usuários pesquisem pelo tópico "OVNI é filmado viajando a 170 km/h" (traduzido livremente do inglês) e que repetissem a mesma pesquisa horas depois. A princípio, um aviso era exibido acima dos resultados, dizendo "parece que esses resultados estão mudando rapidamente".

Aviso sobre tópicos em rápida mudança em resultados do Google. (Fonte: Vox, Google / Reprodução)Aviso sobre tópicos em rápida mudança em resultados do Google. (Fonte: Vox, Google / Reprodução)Fonte:  Vox, Google 

Logo abaixo, o buscador oferecia uma explicação: "se este tópico for novo, às vezes pode levar algum tempo para que os resultados sejam adicionados por fontes confiáveis". Mais tarde, ao repetir a pesquisa, o aviso não era mais exibido, indicando que melhores respostas já estavam disponíveis.

A Google comentou sobre o recurso: "nosso objetivo é fornecer mais contexto sobre seus resultados para que você possa avaliar com mais segurança as informações que encontrar online," explica. A novidade já começou a ser distribuída nos Estados Unidos e deve chegar para as demais regiões, junto de outras ferramentas, nos próximos meses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.