'Meu tio morreu hoje': Alexa dá 'patada' em usuário e vídeo repercute

1 min de leitura
Imagem de: 'Meu tio morreu hoje': Alexa dá 'patada' em usuário e vídeo repercute
Imagem: Divulgação
Avatar do autor

Quando uma pessoa próxima de nós perde alguém querido, é muito difícil encontrar as palavras certas para consolar, não é? Bom, ao que tudo indica, isso não parece ser exatamente uma preocupação para a Alexa, a inteligência artificial da Amazon. Isso porque nos últimos dias, um vídeo da assistente virtual sendo, digamos, um pouco insensível com um usuário viralizou nas redes sociais.

Ao ouvir "meu tio morreu hoje", a Alexa responde que sente muito e sugere uma piada para "alegrar" o rapaz. Confira o vídeo:

Respostas personalizadas

Mas não é o que parece. A inteligência artificial foi programada pelo próprio usuário para responder com a piada mórbida. No formato "padrão", ela responderia apenas com a frase "Sinto muito pela sua perda".

Em nota para o TecMundo, a Amazon explica: "Clientes podem personalizar reações, criando rotinas pelo app de Alexa, ou desenvolvendo Skills, de forma que definem respostas ou ações personalizadas a partir de comandos que funcionam somente em seus próprios dispositivos e contas. Por exemplo, é possível criar uma rotina em que ao dizer 'Alexa, comece meu dia', ela responde o cliente com frase inventada por ele e faz a leitura de sua agenda de compromissos".

Assim, no caso do vídeo, o garoto personalizou a rotina da IA para que ela respondesse três falas seguidas após escutar "Alexa, meu tio morreu hoje". Outro recurso da assistente que chamou atenção  nos últimos dias foi a função "Modo sussurro". Nela, ao fazer uma pergunta sussurrando, a IA também responde baixinho. Veja o vídeo:

Para personalizar as respostas da Alexa no seu dispositivo, basta mudar as configurações no aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

E você, já usou a Alexa para alguma brincadeira? Conta para nós nos comentários!

'Meu tio morreu hoje': Alexa dá 'patada' em usuário e vídeo repercute