Pandemia: buscas por museus virtuais crescem no Brasil, mostra Google

1 min de leitura
Imagem de: Pandemia: buscas por museus virtuais crescem no Brasil, mostra Google
Imagem: Abril/Reprodução

As buscas por museus virtuais cresceram 50% no Brasil durante a pandemia, segundo dados do Google Trends que foram disponibilizados à revista Galileu. É certo que o novo contexto social, motivado pela necessidade de isolamento, gerou uma série de mudanças (quase em efeito dominó) no cotidiano das pessoas.

Entre elas, está a procura por novas formas de lazer, afinal, aquilo que conhecíamos por diversão se tornou um tanto quanto arriscado. As visitas virtuais a museus se tornaram uma dessas "saídas" de entretenimento. Esse fenômeno de interesse foi notado nos últimos 12 meses e comparado com os dados recolhidos no ano anterior.

De acordo com o levantamento realizado pelo Google Trends, ferramenta que analisa buscas feitas no buscador, esse movimento foi verificado não apenas no Brasil, mas em outros 19 países.

O que os pessoas querem ver?

A partir dessas informações, pode-se observar que a limitação da mobilidade permitiu que as pessoas explorassem mais a fundo as possibilidades oferecidas pela internet. Nesse cenário, as tours digitais mais procuradas pelos brasileiros se dividiram entre instituições nacionais e europeias, com destaque para o Museu do Louvre, na França, bem como para a Pinacoteca e o Museu do Ipiranga, ambos em São Paulo. Em uma análise mais ampla, o museu mais buscado foi o Masp, seguido pelo Louvre.

Os museus mais buscados

Tour virtual pela Pinacoteca, museu do estado de São Paulo.Tour virtual pela Pinacoteca, museu do estado de São Paulo.Fonte:  Pinacoteca/Reprodução 

O Google Trends desenvolveu dois rankings de museus mais procurados nos últimos 12 meses considerando o tipo de busca realizada pelos internautas. Confira a seguir:

Museus mais buscados com o termo "virtual"

  1. Museu do Louvre (França);
  2. Pinacoteca de São Paulo;
  3. Museu do Ipiranga;
  4. Museu Nacional;
  5. Masp;
  6. Museu do Prado (Espanha);
  7. Museu do Amanhã;
  8. Museu Catavento;
  9. Museu Imperial;
  10. Museu Britânico (Reino Unido).

Museus mais buscados no geral

Tour virtual pelo MASP, museu mais buscado pelos internautas. Tour virtual pelo MASP, museu mais buscado pelos internautas. Fonte:  MASP/Reprodução 

  1. MASP;
  2. Museu do Louvre;
  3. Pinacoteca de São Paulo;
  4. Museu do Amanhã;
  5. Instituto Inhotim;
  6. The Metropolitan Museum of Art (The Met);
  7. Museu Catavento;
  8. Museu do Ipiranga;
  9. Museu do Prado;
  10. Museu de Arte Moderna (MoMA).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.