Museu da USP promove exposição online e palestras

1 min de leitura
Imagem de: Museu da USP promove exposição online e palestras
Imagem: Jornal da USP

Os museus da Universidade de São Paulo (USP) lançaram uma programação especial para esta semana, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus que acontece todo dia 18 de maio.

Para este ano, o tema é "O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar", com eventos voltados para refletir sobre como trazer o público novamente para perto desses locais em tempos de pandemia, com soluções diferenciadas e que contam com uma ajuda da tecnologia.

Além dos debates e webinars, que estão listados abaixo, o Jornal da USP reforçou que vários dos museus que são mantidos pela instituição de ensino estão com o acervo ou exposições disponíveis online.

Calendário

  • 20 e 21 de maio de 2021: webinário Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários. Inscreva-se aqui!
  • 22 de maio: palestra Ações inclusivas e o futuro dos Museus. Preencha o formulário para participar.
  • 23 de maio: Diálogo – Museus: janelas para  transver o mundo na pandemia. Garanta a sua vaga!

Monte o seu cronograma

O Museu de Zoologia da USP tem um tour virtual completo para conhecer uma das maiores coleções de fauna brasileira, tudo a partir do Google Street View.

Até mesmo locais em reforma pode ser visitados, como é o caso do Museu do Ipiranga. Além de um tour, a organização preparou uma série de vídeos chamada Diário da Obra, mostrando o andamento das restaurações.

Para quem é fã de tecnologia, o Museu de Computação montou uma exposição virtual para "dar voz a máquinas que fazem parte do acervo do museu", totalizando 19 modelos entre clássicos e raros, como o Atari 1040ST.

Um dos modelos do Museu da Computação.Um dos modelos do Museu da Computação.Fonte:  Jornal da USP 

Já o Museu da Faculdade de Medicina optou por uma abordagem diferente: a divulgação do acervo e de curiosidades acontece nas redes sociais, incluindo detalhes sobre pandemias passadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.