O que é streaming?

3 min de leitura
Imagem de: O que é streaming?

Com o crescimento da banda larga no Brasil, os serviços de streaming se popularizaram rapidamente no país. Só para se ter uma ideia, praticamente todos os canais de TV têm versões para web da programação em tempo real, para que o conteúdo seja assistido pela internet em diversos tipos de aparelho.

Afinal, o que é streaming?

Streaming é uma tecnologia que armazena dados em nuvem e permite assistir a filmes, ouvir músicas e até mesmo jogar sem a necessidade de baixar arquivos. Para isso, o servidor que hospeda o conteúdo transmite as informações pela internet, e ele é reproduzido no PC, em smartphones, em TVs e outros dispositivos.

O streaming se tornou a principal forma de se consumir séries e filmes na TVO streaming se tornou a principal forma de se consumir séries e filmes na TV.Fonte:  TecMundo 

Os serviços de streaming oferecem várias vantagens, e a principal delas é a agilidade para acessar um conteúdo sem a necessidade de instalar ou baixar dados nos dispositivos, o que é interessante também em termos de economia de espaço de armazenamento.

Em serviços de filmes por streaming, por exemplo, é possível começar a assistir um conteúdo em questão de segundos, algo que mesmo nos DVDs e Blu-rays demora mais tempo. Hoje o TecMundo traz uma série de serviços que utilizam o streaming e as opções mais populares em cada categoria.

Streaming de filmes e séries

Nos anos 1990 e começo dos anos 2000, era quase uma rotina ir até uma locadora alugar filmes nos fins de semana. O streaming mudou completamente essa atividade, fazendo que tenhamos acesso a lançamentos para assistir em casa sem precisar ir até algum lugar.

Amazon Prime Video é um dos principais serviços de streaming de filmes e sériesAmazon Prime Video é um dos principais serviços de streaming de filmes e séries.Fonte:  Amazon 

O streaming também criou uma nova modalidade: a de maratonar séries. Antigamente, eram poucos os que se aventuravam a comprar um box de uma temporada de sua série favorita, principalmente por causa do preço. Mesmo assim, poucos eram os que assistiam a quase todos os episódios de uma só vez.

Com o streaming de séries, criou-se o hábito de maratonar os episódios, geralmente disponibilizados de uma só vez. Além da facilidade de assisti-los, há quem opte pela estratégia como forma de fugir de spoilers na internet.

Para completar, as empresas que oferecem serviços de streaming de vídeo  se preocupam com a qualidade de seus produtos. Praticamente todas as principais plataformas oferecem filmes e séries em até 4K, algo que os Blu-rays comuns não conseguem reproduzir.

O Facebook conta com o serviço de streaming para a transmissão de eventos ao vivoO Facebook conta com o serviço de streaming para a transmissão de eventos ao vivo.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Também vem crescendo muito o streaming de eventos ao vivo. Além dos canais de TVs e de suas programações em tempo real, há plataformas que oferecem a transmissão de eventos esportivos e de música em alta qualidade e utilizando a mesma tecnologia de filmes e séries.

Entre as principais empresas que oferecem streaming de filmes e séries, temos:

Conheça outros serviços de streaming de vídeos em nossa lista.

Streaming de música

Outra indústria que se adaptou ao streaming foi a da música. Se alguns anos atrás tínhamos que carregar nossos celulares e tocadores de MP3 recheados com nossos artistas e bandas favoritos, hoje podemos ter acesso a todos apenas usando a internet.

Spotify é o principal streaming de música do paísSpotify é o principal streaming de música no país.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Os benefícios do streaming de música são enormes. A começar pelo acesso a todo o acervo de um artista, com álbuns exclusivos, shows e participações especiais. Também é possível escutar novas canções e álbuns no dia em que são lançados, sem a necessidade de correr para uma loja em busca do novo CD.

Mas nada supera a opção de criar playlists nesses serviços de forma totalmente personalizada. Ainda, depois de selecionar as músicas preferidas, na ordem que quiser, é possível compartilhá-las com amigos e seguidores.

Amazon Music também permite criar e compartilhar sua playlistAmazon Music também permite criar e compartilhar playlists.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Confira as principais plataformas de streaming de música:

Streaming de jogos

O streaming de jogos é o mais recente da lista e se divide em duas formas: transmissões e exibições de partidas, e a possibilidade de jogar na nuvem.

A primeira é a mais comum e a que mais cresce no dia a dia. São diversas as plataformas que permitem que jogadores transmitam suas partidas — e ganhem dinheiro com isso, das próprias empresas que oferecem o serviço ou por doações de fãs.

Twitch é a plataforma de streaming de jogos mais popular do mundoTwitch é a plataforma de streaming de jogos mais popular do mundo.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

As principais plataformas de streaming de jogos são:

Já a segunda permite jogar na nuvem, sem a necessidade de ter um aparelho reproduzindo localmente o conteúdo. Dessa forma, basta ter uma banda larga com uma boa velocidade para jogar sem precisar de um video game.

Google Stadia é uma das plataformas que permite jogar através da nuvemGoogle Stadia é uma das plataformas que permite jogar na nuvem.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

Os principais serviços de jogos em nuvem são:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.