Como ativar legendas de vídeos e áudios no Google Chrome

2 min de leitura
Imagem de: Como ativar legendas de vídeos e áudios no Google Chrome

Você já deve ter se deparado com o seguinte obstáculo: abrir um arquivo ou endereço com áudios ou vídeos e perceber que está em inglês, sem qualquer opção de transcrição para quem não domina a língua estrangeira.

Felizmente, o navegador Google Chrome tem um recurso que ajuda nessa situação, ao menos parcialmente. Trata-se de um serviço que ativa legendas de vídeos e áudios direto no navegador, novidade que começou a ser testada nas versões Beta há alguns meses e, finalmente, está disponível para todos os usuários.

Ativar essa opção é relativamente fácil e, embora ela funcione apenas com áudios e vídeos em inglês, pode ser um modo de treinar o idioma e compreender melhor conteúdos em outro idioma.

Como ativar as legendas no Chrome

O primeiro passo é abrir a página de opções do Google Chrome. Para isso, clique no botão de três pontos no canto superior direito da tela (ao lado da foto de usuário do Google) e acesse "Configurações".

A aba principal de configurações do Chrome.A aba principal de configurações do Chrome.Fonte:  TecMundo 

Se preferir, utilize o atalho "Alt+F" para abrir o menu.

Em seguida, na lateral esquerda, clique na opção "Avançado" e selecione o tópico "Acessibilidade".

O item No item "Acessibilidade" ficam as legendas geradas automaticamente.Fonte:  TecMundo 

Essa janela concentra uma série de recursos do navegador que são úteis para pessoas com alguma deficiência ou limitações de visão ou audição, incluindo um destaque em objetos focalizados pelo cursor e navegação por texto.

Nessa janela, encontre a opção "Legenda instantânea" e toque na caixa para deixá-la ligada — o botão ficará azul.

Ative a opção para ligar o recurso.Ative a opção para ligar o recurso.Fonte:  TecMundo 

Aguarde alguns segundos até que o pacote de software que ajuda na identificação e transcrição de texto seja baixado para o navegador. Esse processo pode levar alguns minutos.

Caso o recurso não apareça, talvez seja necessário atualizar o Google Chrome para a versão mais recente — até o fechamento deste texto, ele estava na build  90.0.4430.72, que estreou o recurso de legendas instantâneas.

Usando as novas legendas

Pronto! Com a opção ativada nas configurações, uma janela de texto com a transcrição em tempo real aparecerá abaixo dos vídeos.

Abrimos, no YouTube, um vídeo em inglês sobre tecnologia para mostrar um exemplo do recurso em andamento. Se preferir, é possível ajustar o tamanho da caixa de texto, deixando que mais espaço no navegador seja destinado ao isso.

Um vídeo com transcrição pelo Chrome no tamanho padrão da caixa de texto.Um vídeo com transcrição pelo Chrome no tamanho padrão da caixa de texto.Fonte:  TecMundo 

O recurso ainda está longe de ser perfeito: a ferramenta é uma plataforma de reconhecimento de voz da Google que "ouve" o conteúdo do vídeo e, em tempo real, transforma em texto. Algo similar já é feito pela empresa no YouTube e no Google Docs.

A caixa de texto da legenda no formato maior.A caixa de texto da legenda no formato maior.Fonte:  TecMundo 

O recurso funciona de acordo com a dicção da pessoa que está falando, além de variáveis como velocidade de fala, qualidade de áudio e quantidade de ruído no ambiente da gravação.

O menu de atalhos da legenda instantânea.O menu de atalhos da legenda instantânea.Fonte:  TecMundo 

Você pode ligar ou desligar o recurso por meio de um menu que fica na lateral superior do navegador, ao lado dos ícones de extensões instaladas. A opção permite pausar o vídeo e desligar a legenda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.