Chrome agora gera legendas automáticas em qualquer vídeo no desktop

1 min de leitura
Imagem de: Chrome agora gera legendas automáticas em qualquer vídeo no desktop
Imagem: Pixabay

O navegador Google Chrome adicionou em sua última atualização um recurso que gera legendas automáticas para qualquer vídeo exibido em sua versão desktop.

A novidade está presente na versão 89 do navegador da Google e antes era restrito a alguns smartphones Android, mas agora funciona até mesmo no desktop. A função é inicialmente voltada para acessibilidade, como pessoas com problemas auditivos, mas pode também ajudar quem precisa assistir a um vídeo em outro idioma sem opção de legendas, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao ser ativada, a opção faz com que a legenda automática surja em uma caixa de texto abaixo da tela de vídeo. A transcrição é automática e baseada na tecnologia de reconhecimento de voz da própria Google, podendo conter alguns erros.

As legendas automáticas em um trailer no YouTube.As legendas automáticas em um trailer no YouTube.Fonte:  TecMundo 

Nos testes iniciais feitos pelo TecMundo, apenas falas em inglês foram reconhecidas corretamente, mas já é possível ativar o recurso no Brasil.

Como habilitar

Após atualizar o seu Chrome para a mais recente versão, vá até o menu de configurações do navegador clicando na sua foto de perfil. Depois, toque em "Configurações".

Passo 1.Passo 1.Fonte:  TecMundo 

No menu de ferramentas, acesse o subtópico "Avançado" e vá em "Acessibilidade". Selecione a alavanca "Legenda instantânea" e aguarde alguns segundos até que o pacote do software de reconhecimento de seja baixado.

Passo 2.Passo 2.Fonte:  TecMundo 

Pronto! Agora você pode conferir a legenda automática do Chrome em vídeos reproduzidos no navegador. Porém, não dependa sempre dessa função: caso a plataforma já ofereça legendas oficiais, é possível que elas tenham maior qualidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.