Como tirar certidão de nascimento online?

1 min de leitura
Imagem de: Como tirar certidão de nascimento online?
Imagem: JusBrasil

Já faz algum tempo que o governo oferece aos cidadãos a oportunidade de emitir, visualizar e regularizar diversos documentos pela internet. Além da identidade digital, da emissão do CPF direto no site da Receita Federal e da regularização do título de eleitor, é possível solicitar a segunda via da certidão de nascimento de maneira digital.

Assim como acontece nos outros serviços, é preciso apenas cumprir algumas etapas, que incluem fornecer informações pessoais antes de realizar a encomenda do documento — lembrando que há uma taxa para isso.

Veja a seguir tudo o que é necessário para obter uma nova via da certidão de nascimento.

Como tirar certidão de nascimento online?

  • A primeira coisa que você deve fazer para iniciar o processo de emissão da segunda via da certidão de nascimento é acessar o site Registro Civil.
  • Assim que a página carregar, você terá três opções de segunda via: “Nascimento”, “Casamento” e “Óbito”. Clique na primeira.

(Fonte: Registro Civil/Reprodução)(Fonte: Registro Civil/Reprodução)Fonte:  Registro Civil 

  • A página seguinte solicita que você acrescente alguns dados pessoais, como o estado em que mora, a cidade e o cartório responsável pela emissão de sua certidão de nascimento.

(Fonte: Registro Civil/Reprodução)(Fonte: Registro Civil/Reprodução)Fonte:  Registro Civil 

  • Na próxima etapa, é preciso colocar seu nome completo, o número de CPF, a data de nascimento e o nome da mãe e do pai nos campos “Filiação 1” e “Filiação 2”.

(Fonte: Registro Civil/Reprodução)(Fonte: Registro Civil/Reprodução)Fonte:  Registro Civil 

  • Ao avançar para a próxima etapa, você precisa digitar alguns dados complementares, como livro, folha e termo. Se não tiver acesso ao documento original, há como passar por essa área sem nenhuma inclusão clicando em “Próximo”.
  • No passo seguinte, é o momento de escolher se deseja receber o documento de maneira digital (enviado por e-mail) ou impresso em papel oficial (encaminhado pelos Correios ou retirado diretamente no cartório). A segunda opção também permite a solicitação da Apostila de Haia, o que é necessário para validar o documento em países que fazem parte da Convenção de Haia.
  • Acesse a área “Resumo” para verificar se todos os dados enviados estão corretos. Marque a opção “Declaro que li e aceito os termos de uso” e confira os valores que serão cobrados para a emissão da segunda via da certidão de nascimento.
  • Por fim, crie uma conta no site caso não tenha. Basta clicar em “Não tem uma conta? Crie uma agora”, para concluir o processo e escolher a forma de pagamento para o documento.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.