Doodle do Google homenageia Dr. Wu Lien-tec, criador da máscara cirúrgica

1 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google homenageia Dr. Wu Lien-tec, criador da máscara cirúrgica
Imagem: Google/Reprodução

Os usuários que acessaram o Google nesta quarta-feira (10) se depararam com mais uma homenagem do Doodle. Trata-se de uma celebração ao 142º aniversário do epidemiologista chinês-malaio, Wu Lien-teh, o criador da máscara cirúrgica. O modelo é considerado o antecessor da máscara N95 utilizada atualmente.

Wu foi o primeiro estudante de ascendência chinesa a estudar na prestigiada na Universidade de Cambridge e tornou-se vice-diretor da Faculdade de Medicina do Exército em 1908. Dois anos depois, o governo chinês pediu que Wu ficasse responsável pela investigação de uma doença altamente contagiosa que se espalhou pelo noroeste da China. O médico constatou que se tratava de uma peste pneumônica extremamente letal, com taxa de mortalidade de 99,9%, transmitida por gotículas de saliva.

doodleO Google dedicou o Doodle em celebração ao 142º aniversário do médico chinês

Para combater a disseminação, Wu criou uma máscara de algodão e gaze, com o objetivo de filtrar o ar que as pessoas respiravam. A epidemia da Manchúria, como ficou conhecida a doença, foi erradicada em poucos meses. As ações adotadas por Wu incluíram desinfecção de prédios, substituição de objetos usados nos doentes e estações de quarentena.

Como reconhecimento do seu trabalho, Wu foi indicado ao Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1935, sendo o primeiro chinês a concorrer ao prêmio.

Homenagens

Não é a primeira vez que o Google prestas homenagens a um nome importante do desenvolvimento da medicina. Desde o início da pandemia, o site de buscas reconhece o trabalho de personalidades que fizeram a diferença na comunidade médica, como o Dr. Ignaz Semmelweis, um dos primeiros defensores da lavagem das mãos como um benefício para a saúde, e a Dra. Virginia Apgar, que desenvolveu um método rápido para avaliar a saúde de recém-nascidos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.