Doodle do Google faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher

1 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Imagem: Google
Avatar do autor

Hoje, 8 de março de 2021, é mais um Dia Internacional da Mulher (IWD). Em uma justa homenagem, o Google Doodle está exibindo um clip com uma série de vitórias femininas em todos os campos humanos, nas artes, ciências, direitos e igualdades.

Cada traço é um símbolo que remete a conquistas de mulheres pioneiras abrindo novas portas e preparando o caminho para que novas gerações reconstruam a história com mais solidez, dignidade e brilhantismo. Em vários países do mundo, o Dia Internacional da Mulher coincide com o Mês da História da Mulher.

Por esse motivo, o Google tem lançado vários Doodles com mulheres pioneiras ao longo da história como um ensaio para a grande celebração global de hoje. No vídeo de 41 segundos, mãos femininas se levantam no passado, presente e futuro, como a lembrar as lutas, esforços, vitórias e desafios, que vão da conquista do espaço à maternidade, passando por relacionamentos, discursos e emancipações.

O Dia Internacional da Mulher acontece no mundo há mais de um século, tendo início com a criação do “Dia da Mulher” nos Estados Unidos em 1909, e, posteriormente, com a primeira reunião IWD em 1911, apoiada por mais um milhão de participantes. Hoje, o evento é de toda a humanidade. O lema deste ano é #EscolhaDesafiar!

O tema Mulheres Pioneiras

O Doodle do Dia Internacional da Mulher para 2021 foi feito pela doodler Helene Leroux, que afirma ter trazido para a sua arte muitas influências da sua avó que, devido à predominância masculina na área, jamais foi capaz de seguir a profissão que amava.

Helene de certa forma resgatou essa impossibilidade e, escolhendo desafiar, tornou-se a primeira mulher da família a seguir os estudos da arte, criando uma profissão a partir do desenho. "Eu gostaria que ela [a avó] pudesse ter tido a mesma oportunidade naquela época!", lamenta a animadora.