Google Duo: 8 funcionalidades do app que você precisa conhecer

3 min de leitura
Imagem de: Google Duo: 8 funcionalidades do app que você precisa conhecer
Imagem: Pixabay

Com o crescimento das videochamadas pelo mundo devido à pandemia do novo coronavírus, a busca por aplicativos que satisfaçam o gosto das pessoas aumentou consideravelmente. O Google Duo é uma das ferramentas de videoconferência que pode ajudar em reuniões ou encontros virtuais. Com recursos diferentes dos outros aplicativos, ele consegue agradar a gregos e a troianos.

Desde o ano passado, o software recebeu atualizações e novidades para implementar a comunicação, inclusive com funcionalidades muito interessantes. A seguir, mostraremos as principais.

Segurança

Utilizando o padrão WebRTC, o Duo consegue uma comunicação em tempo real com a web. Dessa forma, permite a realização de chamadas de vídeo e voz e até a transferência de arquivos sem a necessidade de plug-ins. O mais interessante é que todas as chamadas realizadas pelo aplicativo são criptografadas, então nem a Google consegue saber o conteúdo das conversas.

Plano de dados

Você costuma realizar chamadas de videoconferência fora da rede Wi-Fi? Caso a resposta seja "sim", o Google Duo tem uma funcionalidade que limita espontaneamente o envio de dados ao utilizar uma rede 4G. Automaticamente, o aplicativo diminui a conexão para 1 Mbps, não consumindo tanto do plano de dados. Vale ressaltar que, ao fazer isso, a imagem e a qualidade da conversa podem cair significativamente, mas não se preocupe.

Nas configurações do Duo é possível alterar o consumo de dados, deixando-o limitado ou não, independentemente da forma que estiver utilizando.

Inscrição rápida

Para utilizar o Duo basta ter o número do celular em mãos. Não é necessário preencher um formulário gigantesco com nome, e-mail e senha, muito menos confirmar que é você mesmo. O sistema é muito parecido com o do WhatsApp.

Após cadastrar o telefone no aplicativo, lembre-se de que não será possível utilizá-lo ao mesmo tempo em outro local. Caso tenha que fazer isso, é necessário deslogar da conta anterior.

Melhorar a qualidade da imagem

Em sua página de suporte, o Google apresenta várias dicas para que a reunião seja perfeita. Por mais que o Duo ajuste o brilho do vídeo, é importante utilizá-lo um local bem iluminado, para que a chamada seja beneficiada.

Vale destacar que é possível utilizar as câmeras frontais ou traseiras, dependendo da preferência. A Google ressalta a importância de se conectar ao Wi-Fi antes de iniciar a chamada, para não perder qualidade. Desde o ano passado, o aplicativo também permite utilizar efeitos e filtros nas videochamadas.

iOS, Android e web

Fique tranquilo, pois o Google Duo está presente nos principais sistemas operacionais do mercado. É possível baixar o aplicativo para iOS e Android. Caso queira utilizar via computador, o Duo tem uma versão para a web. Todos os recursos presentes no modo device estão presentes no computador.

Compartilhamento de tela

No fim do ano passado, o Google Duo recebeu o recurso de compartilhamento de tela. Dessa forma, a pessoa com quem você conversa tem a possibilidade de visualizar tudo o que está disponível em seu smartphone. Para ativar, basta estar em uma conversa via Duo, clicar nos três pontinhos (canto inferior direito) da tela e escolher "Compartilhamento de tela".

Knock Knock

Um dos recursos mais legais do Google Duo é a possibilidade de ver a imagem de quem quer se conectar a uma videochamada antes mesmo de atendê-la. O sistema funciona apenas para números já cadastrados no aplicativo e serve como um olho mágico da porta de casa.

No Android, a funcionalidade permite ver quem está do outro lado da tela até mesmo com o celular em modo bloqueado. No iOS, isso só é possível quando o iPhone está desbloqueado ou se você deixar o aplicativo aberto e pronto para ser utilizado.

Histórico

Outra funcionalidade muito bem-vinda no Google Duo é a possibilidade de conferir todo o histórico de videochamadas por meio do app Telefone, já integrado na maioria dos celulares Android. Para isso, é necessário permitir o acesso dos registros de chamadas por meio de Configurações > Aplicativos > Duo > Permissões.

Tem alguma outra dica que pode melhorar a experiência com o Google Duo? Aproveite e deixe nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.