Europol tira do ar maior mercado da dark web do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Europol tira do ar maior mercado da dark web do mundo
Imagem: Europol

Uma mensagem publicada pela Europol, agência policial da União Europeia, em sua conta do Twitter ontem (12), confirmou uma ação conjunta de polícias de vários países, lideradas pela Alemanha, para desbaratar o “maior mercado de darknet do mundo”, cujo suposto operador, um cidadão australiano, utilizou para facilitar a venda de drogas, dados de cartões de crédito roubados e malwares.

No momento em que foi colocado offline, o chamado DarkMarket tinha quase 500 mil usuários e mais de 2,4 mil vendedores, hospedando cerca de 320 mil transações envolvendo troca de cerca de US$ 171 milhões (R$ 910 milhões) em criptomoedas. Os policiais acreditam que grande parte das transações representa o comércio de rua de narcóticos, obrigado entrar online devido à pandemia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O bunker ilegal que hospedava o DarkNet em Traben-Trarbach, Alemanha (Fonte: State Criminal Police Rlp Handout/EPA/Reprodução)O bunker ilegal que hospedava o DarkNet em Traben-Trarbach, Alemanha (Fonte: State Criminal Police Rlp Handout/EPA/Reprodução)Fonte:  State Criminal Police Rlp Handout/EPA 

Além da Europol, participaram da operação forças policiais da Alemanha, Dinamarca, Moldávia, Ucrânia, Reino Unido (a NCA) e dos Estados Unidos (DEA, FBI e IRS). No final da semana passada, a polícia da cidade alemã de Odenburg prendeu o cidadão australiano que é o suposto operador por trás do mercado, perto da fronteira entre a Alemanha e a Dinamarca.

O desligamento dessa unidade alemã de crimes cibernéticos possibilitou o rastreamento e apreensão de mais de 20 servidores do DarkMarket na Moldávia e na Ucrânia. As autoridades se dedicam agora a processar os dados armazenados nesses servidores em busca de moderadores, vendedores e compradores do mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.