Atualizações do Google reduziram tráfego para sites de pirataria

1 min de leitura
Imagem de: Atualizações do Google reduziram tráfego para sites de pirataria
Imagem: Google/Reprodução

As últimas atualizações do algoritmo do Google ajudaram a reduzir o tráfego de pesquisa para sites de pirataria ao longo de 2020, como os que oferecem downloads ilegais de filmes, músicas e outros conteúdos. A constatação vem de um estudo publicado pelo TorrentFreak na última sexta-feira (1º).

O levantamento, feito em parceria com a empresa de rastreamento de pirataria MUSO, mostra que os sites de torrents perderam cerca de um terço das visitas oriundas do buscador entre dezembro de 2019 e novembro de 2020.

Conforme o relatório, a tendência de queda no tráfego dos motores de busca para estes sites começou em janeiro, mesma época em que a gigante de Mountain View lançou um dos updates do algoritmo. Em seguida, houve um breve aumento nas pesquisas, entre março e abril, causado pelo início da pandemia do novo coronavírus.

Tráfego de pesquisa para sites piratas.Tráfego de pesquisa para sites piratas.Fonte:  TorrentFreak/Reprodução 

Já em maio, uma nova queda foi notada, mesmo com as pessoas se mantendo em casa. Desta vez, a redução no tráfego de pesquisa para torrents foi de 20%, segundo a publicação, coincidindo com o lançamento da atualização principal do algoritmo do buscador, no dia 4 daquele mês.

Site confirma queda no tráfego

A Google não confirma oficialmente que as atualizações do seu algoritmo tenham relação com a queda no tráfego de pesquisa para os sites de pirataria. Mas de acordo com a empresa responsável pelo relatório, há uma clara relação entre os dois fatos.

O TorrentFreak afirma ter ouvido do operador de um dos maiores sites de torrent da atualidade que houve uma redução de 35% nos acessos originados do Google em 2020, praticamente ratificando os dados levantados. Conforme a publicação, a pessoa não sabia do estudo feito.

A empresa cita ainda que além do algoritmo, outros fatores podem ter contribuído para a diminuição dos acessos às páginas de pirataria em 2020, como a menor oferta de novos conteúdos, por causa da pandemia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.