Inteligência Artificial toca solo de baixo infinito no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência Artificial toca solo de baixo infinito no YouTube
Imagem: Pixabay

Após criar um fluxo infinito de música do estilo death metal usando inteligência artificial (IA), o grupo Dadabots está de volta. Agora, os músicos usaram a ferramenta para desenvolver um solo de baixo infinito, que está tocando sem parar desde o último dia 13 de dezembro em um canal no YouTube.

Para a nova criação, os músicos apaixonados por tecnologia usaram uma rede neural recorrente (RNN). Ela foi treinada com um arquivo musical de duas horas de improvisação, com sons de baixo gravados pelo compositor, baixista e youtuber Adam Neely.

O trabalho começou usando sons com uma frequência de 16 KHz, mas a IA teve dificuldade com os agudos e os padrões de graves mais lentos, de acordo com Neely. Em seguida, o grupo treinou a ferramenta usando o som em 8 KHz, eliminando os ruídos e aumentando a velocidade da gravação, gerando melhores resultados.

O youtuber Adam Neely foi o responsável por treinar a IA com seus solos de baixo.O youtuber Adam Neely foi o responsável por treinar a IA com seus solos de baixo.Fonte:  YouTube/Adam Neely 

Limitando o conjunto de dados aos licks de baixo mais rápidos, a RNN conseguiu se adaptar melhor ao ritmo, já que gosta de andamentos velozes, conforme o Dadabots. E assim, eles conseguiram melhorar a qualidade do som e finalmente chegar ao que queriam: um solo de baixo ininterrupto gerado por IA.

Ouça a inteligência artificial tocando baixo

O solo criado pela ferramenta tecnológica teve o streaming no YouTube iniciado no dia 13 de dezembro. Desde então, a IA toca baixo sem parar, 24 horas por dia e sete dias por semana como se fosse uma pessoa, exceto pelo fato de que o ser humano dificilmente aguentaria passar algumas horas tocando ininterruptamente.

Segundo o Dadabots, a ferramenta chega a gerar notas tão rápidas e enérgicas em alguns momentos que até parece haver dois baixos tocando ao mesmo tempo, gerando sons bem diferentes.

Ouça a IA em ação, mostrando todo o seu talento musical ao vivo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.