Internet Explorer deixa de abrir sites e força uso do Edge

1 min de leitura
Imagem de: Internet Explorer deixa de abrir sites e força uso do Edge
Imagem: Microsoft

A Microsoft começou a pavimentar o caminho para o encerramento do Internet Explorer em 2021. Recentemente, o navegador deixou de abrir milhares de sites e começou a redirecionar os usuários automaticamente para o Edge, o novo browser da Microsoft.

Ao tentar acessar sites como YouTube dentro do antigo navegador, o Windows 10 abre o Edge e carrega o site no navegador mais recentemente. Além disso, o sistema exibe uma mensagem dizendo que o browser é mais seguro que o Explorer.

O Internet Explorer exibe uma mensagem recomendando a migração para o EdgeO Internet Explorer exibe uma mensagem recomendando a migração para o EdgeFonte:  Microsoft 

A Microsoft também avisa que o Edge agora conta com um modo Internet Explorer. Assim, se o usuário precisar abrir um site antigo, é possível fazer isso dentro do novo navegador.

O motivo para o redirecionamento automático são as falhas do Internet Explorer com milhares de sites. Como o navegador caiu em desuso e está obsoleto, muitos portais não abrem corretamente no browser.

Migração simples

Mesmo com os problemas, o Internet Explorer ainda é utilizado por 5,57% dos usuários da web, segundo um levantamento do NetMarketShare. Para facilitar a migração para o Edge, o novo navegador permite trazer preferências e configurações do antigo browser com facilidade.

A Microsoft possui ferramentas para facilitar a transição entre o Explorer e o EdgeA Microsoft possui ferramentas para facilitar a transição entre o Explorer e o EdgeFonte:  Microsoft 

A investida da Microsoft para fazer os usuários abandonarem o Internet Explorer pode ser bastante positiva para o Edge. O novo browser já vem instalado no Windows e possui cerca de 10% do mercado de navegadores, com crescimento anual impressionante.

Além disso, o programa agora é baseado em Chromium, mesma tecnologia utiliza no Google Chrome. Com isso, a solução da Microsoft já chegou a superar o principal concorrente em testes de velocidade.

Além de estar disponível no Windows 10, o Edge também pode ser baixado no macOS, Android e iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.