Como Usar: IrfanView

2 min de leitura
Imagem de: Como Usar: IrfanView

O Irfanview é um ótimo aplicativo para visualizar e realizar modificações simples em suas fotos, sem pesar demasiadamente para o computador. Com ele, é possível lidar com imagens em dezenas de formatos diferentes, sem nenhuma complicação.

Além das opções simples de visualização, ele também permite que você converta os arquivos de imagem em diversos formatos, crie slideshows com as fotos e até mesmo aplique alguns efeitos comuns em programas de edição simples.

Como usar o Irfanview

Assim que você abrir o programa, já será possível notar que todas as suas funções principais estão distribuídas na parte superior dele. Ali é possível abrir imagens, criar slideshows, salvar e excluir arquivos, além de muitas outras.

A primeira e principal função do programa é para abrir uma nova imagem. Depois que fizer isto, diversas outras funcionalidades estarão disponíveis para uso. A opção “Edit” realiza modificações simples nela, como inverter, girar, redimensionar, entre outras.

Na opção “Image”, diversas outras possibilidades estão disponíveis, o que pode ser muito interessante para quem gostaria de realizar modificações simples nos arquivos. O destaque é para a função “Effects”, capaz de aplicar dezenas de efeitos muito interessantes em suas imagens.

Todas as outras funções no aplicativo funcionam basicamente da mesma forma, bastando você usar sua criatividade para realizar as modificações. Caso não tenha gostado de qualquer uma delas, tudo que tem que fazer é teclar Ctrl + Z para retornar ao estado anterior da imagem, sem perder o seu trabalho.

Em português fica mais fácil

Se em inglês o programa já é fácil de lidar, no nosso idioma as coisas ficam ainda mais simples. Para traduzir o aplicativo, basta clicar neste link e baixar o pequeno arquivo de tradução para o português, instalando-o normalmente no seu computador.

Depois disso, acesse o guia “Options” e vá até a função “Change Language”, mudando o idioma do aplicativo. Desta forma, todas as funções dele ficarão totalmente em português, o que torna ainda mais intuitivas para os usuários, descomplicando qualquer dúvida existente em seu idioma original.

Criando Slideshows

Para criar seus slideshows com o Irfanview, basta selecionar o segundo botão principal do aplicativo, muito semelhante a uma película de filme, ativando a função. Na nova janela que aparecerá em seguida, fique atento para as seguintes configurações:

Slide Advancement: Nesta parte, é importante definir a velocidade de mudança das fotos ou se elas serão modificadas apenas com o clique do mouse. Também é possível definir se a mudança seguirá a ordem da pasta (Automatic) ou se será aleatória (Random).

Play Mode: Permite escolher se a apresentação será feita em tela cheia (fullscreen) ou em janela. Caso escolha a segunda alternativa, defina a largura e a altura da exibição, que por padrão é estipulada em 800 X 600 Pixels.

A coluna direita do aplicativo é a mais importante quanto aos slides, pois nela serão adicionados os arquivos de imagem destinados à apresentação. Basta escolher as suas pastas e ir adicionando as fotos desejadas. Depois que tudo estiver pronto, você pode executar o seu slideshow e, caso goste dele, salvá-lo de diversas formas, como executável ou até mesmo para ser gravado em um CD.

Plugins

Outro aspecto interessante do programa e que o torna ainda mais completo é a adição de plugins específicos para ele. Clicando neste link, você será direcionado para a página de download dos principais plugins do aplicativo, o que é indicado para usuários mais avançados neste tipo de situação.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.