Google Drive: itens da lixeira passarão a ser excluídos após 30 dias

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive: itens da lixeira passarão a ser excluídos após 30 dias
Imagem: WebBee

A Google anunciou que está alterando a forma como o Google Drive irá processar os arquivos e documentos colocados na lixeira. Segundo a gigante da Web, a partir de 13 de outubro, todos aqueles Google Docs em branco que você excluiu serão removidos da lixeira automaticamente depois de 30 dias.

Ao contrário do que muitos pensam, a lixeira do Drive não é esvaziada automaticamente, como acontece, por exemplo, com o Gmail. Atualmente, se você não entrar e esvaziar a lixeira manualmente para excluí-los “de verdade”, os documentos ficam apenas ocultos.

No caso do G Suite, os administradores terão até 25 dias para que os usuários ativos possam restaurar itens excluídos da lixeira. Ou seja, se você perder um documento de trabalho importante por acidente, ainda tem um tempo para salvá-lo.

Fonte: Hyf Tech/ReproduçãoFonte: Hyf Tech/ReproduçãoFonte:  Hyf Tech 

O que ocorrerá em 13 de outubro?

A partir de 13 de outubro, a exclusão de todos os arquivos da lixeira do Google Drive será automática depois de 30 dias, como já acontece com os arquivos compartilhados. No caso de arquivos antigos, que provavelmente estão na lixeira há anos, a exclusão vai ocorrer 30 dias após o dia 13 de outubro.

Embora o recurso da eliminação automática de arquivos possa causar alguma apreensão em alguns usuários, é importante ressaltar os benefícios da medida. Além de uma faxina no ecossistema digital dos nossos computadores, haverá ganhos reais já que a Google contabiliza os arquivos da lixeira do Drive na cota de armazenamento grátis.

Para garantir publicidade e clareza nas medidas que estão sendo implantadas, a Google irá adicionar, a partir de 29 de setembro, um banner no Google Drive notificando sobre as alterações, bem como nos aplicativos específicos: o Google Docs e o Google Forms.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.