FCM Messages? Microsoft acha erro e suspende notificações no Teams

1 min de leitura
Imagem de: FCM Messages? Microsoft acha erro e suspende notificações no Teams

Quem usa o aplicativo do serviço de videoconferências e mensageiro corporativo Microsoft Teams pode ter se surpreendido nos últimos dias com mensagens bizarras e sucessivas vindas da ferramenta.

O recado enviado diversas vezes dizia apenas "FCM Messages" como título e "Test Notification!!!!!" como conteúdo. Usuários em diversas redes sociais e de todas as partes do mundo, incluindo no Brasil, questionaram o que seria isso e se a segurança de seus dispositivos estaria comprometida.

As notificações enviadas em sequência.As notificações enviadas em sequência.Fonte:  Reddit/garlic_bread_thief 

Na tarde da última quinta-feira (27), a Microsoft se pronunciou sobre o caso. Ela confirmou que o bug afetou só aparelhos com Android e que uma atualização foi enviada ao aplicativo para suspender o envio de notificações.

Entretanto, a companhia garante que elas são inofensivas e não causam qualquer dano ao usuário, e basta você ignorar e dispensar as mensagens. "Recomendamos descartar essas notificações sem interagir com elas", diz o comunicado.

O problema estaria no Firebase Cloud Messaging (o tal FCM, na sigla original), que é o serviço de notificações via push da Google que é usado em vários serviços. Uma vulnerabilidade foi descoberta há alguns dias na ferramenta e usuários do Google Hangouts também receberam a mesma mensagem há alguns dias.

As companhias não detalharam a causa das notificações. Ela pode ser ainda algum tipo de exploração do recurso por terceiros, ou testes realizados pela FCM para confirmar que tudo está operando como deveria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.