Como compartilhar o seu Wi-Fi via QR Code pelo Android

1 min de leitura
Imagem de: Como compartilhar o seu Wi-Fi via QR Code pelo Android
Imagem: Pixabay/Reprodução

Você sabia que a última versão do Android permite compartilhar redes Wi-Fi através de QR Codes (ou Códigos QR, no termo em português)? A função, apesar de ser pouco popular, oferece muita praticidade, já que dispensa a inserção manual da senha.

Essa novidade é especialmente útil para estabelecimentos comerciais que oferecem Wi-Fi para seus clientes. Neste caso, basta imprimir o QR Code gerado e disponibilizá-lo para o público. Vale ressaltar que essa possibilidade está disponível somente para celulares com Android 10. Confira abaixo como usar essa função:

Em primeiro lugar, abra as configurações do seu dispositivo e acesse a aba "Conexões", que também pode estar visível como "Redes".

a  Showmetech/Reprodução 

Em seguida, acesse a opção "Wi-Fi" e selecione a sua rede (aquela na qual o celular está conectado). Caso você tenha um smartphone Samsung, toque no ícone de engrenagem à direita, como na imagem abaixo.

a  Showmetech/Reprodução 

Isso vai abrir a tela de detalhes da sua rede Wi-Fi onde, na parte inferior, é possível encontrar o ícone do QR Code. Toque neste ícone e o código da sua rede será criado.

a  Showmetech/Reprodução 

Conectar seu dispositivo pelo QR Code

Agora que já criamos o QR Code da sua rede Wi-Fi, é importante que você saiba como outras pessoas podem se conectar através dele. Para realizar a conexão, abra a câmera do seu celular Android ou iPhone em direção ao código.

Aguarde até que a câmera reconheça a imagem e exiba uma mensagem na tela. Em alguns casos, é necessário seguir instruções do próprio dispositivo. Feito isso, o celular se conectará à rede sem solicitar qualquer senha.

a  Showmetech/Reprodução 

Vale lembrar que celulares mais antigos não possuem a capacidade nativa de reconhecerem códigos QR, mas diversos aplicativos podem ser utilizados para esta função, como o QR Code Reader ou o Hipscan QR, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.