Como fazer seu cartão de visita aparecer no Google

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer seu cartão de visita aparecer no Google
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/olho-google-detalhe-macro-face-1686932/

A Google está estreando um recurso que permite a qualquer usuário se inserir nos resultados de busca do site, exibindo um cartão pessoal. É algo parecido com o que acontece quando pesquisamos o nome de uma personalidade famosa, mas agora ficará disponível para quem estiver disposto a ceder e expor suas informações pessoais publicamente.

Hoje, se você não for famoso e alguém pesquisar seu nome, o máximo que será exibido na pesquisa do Google será seu perfil em redes sociais e menções, comentários e páginas associadas a pessoas que têm o nome igual ao seu. Com o novo recurso, será possível incluir um cartão pessoal exclusivo, com a foto que você utiliza na conta Google, incluindo outras informações, como profissão, cidade, experiência profissional, número de telefone e endereço de e-mail.

Como criar seu cartão de visita no Google

Para incluir o cartão pessoal no Google, basta entrar no site de buscas logado com sua conta e digitar "add me to Search". Depois, é só inserir as outras informações, como no gif a seguir:

É fácil inserir um cartão pessoal na pesquisa do Google.É fácil inserir um cartão pessoal na pesquisa do Google.Fonte:  Google 

No momento, o recurso está disponível somente em inglês e foi lançado apenas na Índia. Até o fim do ano, é provável que ele seja liberado em outros países.

Caso haja outras pessoas com o nome igual ao seu, elas também irão aparecer nos resultados de busca caso alguém tente encontrá-lo.

E a privacidade?

Para incluir o cartão pessoal, a Google exige que o usuário utilize um número de telefone válido, o que faz com que o recurso soe como um convite para mensagens de SPAM. No entanto, a empresa disse que possui ferramentas que visam proteger a privacidade, mas não deu detalhes de como elas funcionam.

Por mais estranho que esse tipo de exposição possa parecer, é possível que, um dia, funcione como uma forma de identificar perfis legítimos na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.