Google Earth comemora 15 anos relembrando momentos marcantes

1 min de leitura
Imagem de: Google Earth comemora 15 anos relembrando momentos marcantes
Imagem: Google Earth/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quinta-feira (9), o Google Earth completa 15 anos, oferecendo aos usuários a possibilidade de ver a Terra como se fosse um astronauta, indo a qualquer lugar do planeta com apenas um clique. E para comemorar a data especial, a gigante de Mountain View relembrou 15 histórias marcantes em relação ao aplicativo.

De acordo com a Google, o Earth é hoje o “maior repositório público de imagens geográficas do mundo”, mesclando fotos aéreas, imagens de satélite, dados geográficos, topografia 3D e o Street View, disponibilizando vários recursos para explorar o planeta.

Um dos momentos marcantes nos quais o programa deu uma grande contribuição, segundo a companhia, foi quando o furacão Katrina atingiu a costa do Golfo, em agosto de 2005. Trabalhando em conjunto com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a equipe do software disponibilizou imagens atualizadas para auxiliar os socorristas.

O Earth ajudou no socorro às vítimas do furacão Katrina.O Earth ajudou no socorro às vítimas do furacão Katrina.Fonte:  Google/Divulgação 

No ano seguinte, a ferramenta serviu de base para um professor de inglês criar as primeiras Lit Trips, passeios virtuais que acompanham as jornadas de famosos personagens da literatura. Já em 2007, a história destacada é a do chefe Almir, líder indígena do povo Suruí, que foi à sede da Google pedir ajuda para treinar sua comunidade no uso do Earth.

Outros momentos lembrados

Entre as histórias citadas pela Google, uma para cada ano de existência do programa, também se destaca o caso de Saroo Brierley, um jovem indiano separado acidentalmente de sua família, aos 5 anos de idade. Adotado, ele foi parar na Austrália, e usou as imagens de satélite para descobrir suas origens, conseguindo encontrar a mãe biológica 25 anos depois.

Um fato bem recente também foi mencionado pela empresa. Neste caso, japoneses que não puderam visitar parentes em cidades distantes durante a Semana Dourada, em maio, por causa da pandemia do novo coronavírus, usaram a ferramenta para matar a saudade de seus locais preferidos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.