YouTube ganha recurso do Gmail para respostas rápidas em comentários
Ferramenta recebeu enorme retrabalho para ser adaptado à linguagem informal e utilizar emojis

02/07/2020, às 15:00
)
Fonte: Google/Reprodução
Imagem de YouTube ganha recurso do Gmail para respostas rápidas em comentários no tecmundo
O Google está introduzindo o SmartReply no YouTube. A ferramenta, original do Gmail, fornecerá um conjunto de respostas rápidas para facilitar a interação dos criadores de conteúdo com sua comunidade por meio de Inteligência Artificial.
Utilizando o mesmo conceito do SmartReply aplicado em e-mails rápidos, mas adaptando-o para linguagem informal, a ferramenta permitirá que administradores de canais respondam comentários rapidamente no YouTube Studio. A demonstração do recurso mostra uma criadora escolhendo entre três diferentes respostas instantâneas para um comentário destacado pela plataforma.
)
Segundo o Google, o SmartReply do YouTube é ainda mais complexo que o sistema utilizado no Gmail, já que usa um “padrão complexo de linguagem” com palavras abreviadas, uso inconsistente de pontuação e frequente uso de emojis, enquanto e-mails tendem a ser escritos com linguagem mais formal e revisada.
Os comentários destacados pelo sistema são determinados pela própria IA. Quando a ferramenta detecta um comentário interessante e percebe que tem capacidade para respondê-lo, o comentário é destacado no YouTube Studio para favorecer a interação. Essa capacidade de julgamento é resultado de um longo treinamento do sistema.
Exemplo de um dos objetos utilizados como treinamento.
Nesse primeiro momento, o SmartReply será exclusivo para criadores de conteúdo em inglês e espanhol, mas o Google promete que chegará a outros idiomas no futuro. Uma boa descrição do sistema e dos métodos aplicados no treinamento estão no blog oficial da Google (somente em inglês).
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.