menu
Logo TecMundo
Internet

Google agora destaca exatamente o que você queria dentro da busca

O mecanismo agora destaca trechos dentro das páginas para ressaltar a informação pesquisada pelo internauta

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

schedule04/06/2020, às 14:00

Fonte:  The Verge 

Imagem de Google agora destaca exatamente o que você queria dentro da busca no tecmundo

A Google está tornando seu mecanismo de busca ainda mais eficiente com o lançamento de um recurso que destaca trechos de páginas, ressaltando justamente a parte do texto que contém a informação referente ao termo procurado pelo usuário. O recurso funciona em conjunto com aquelas caixas que aparecem na parte superior dos resultados de pesquisa, que tentam trazem a informação diretamente, sem que o usuário precise acessar o site.

Se o usuário clicar no link dessa caixa em destaque, o site será aberto e a página será rolada até a parte do texto que o Google julga mais importante, sendo que o trecho ficará ressaltado em amarelo, como se tivesse sido marcado com um marca-textos convencional.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Veja como o recurso funciona observando as capturas de tela abaixo:

A caixa superior mostra a informação em destaque. (Fonte: The Verge/Reprodução)A caixa superior mostra a informação em destaque. (Fonte: The Verge/Reprodução)

Se a caixa superior for clicada, a página será aberta e rolada até onde a informação, ressaltada em amarelo, está localizada. (Fonte: The Verge/Reprodução)Se a caixa superior for clicada, a página será aberta e rolada até onde a informação, ressaltada em amarelo, está localizada. (Fonte: The Verge/Reprodução)

O desenvolvedor da Google, Danny Sullivan, disse em uma publicação no Twitter, que o recurso tinha sido implementado em páginas AMP desde 2018, e começou a ser testado em páginas HTML no ano passado.

Funcionamento do recurso vai depender do navegador

De acordo com a Google, o funcionamento pleno do recurso, incluindo o texto destacado em amarelo, vai depender da compatibilidade junto ao navegador.

Em um teste rápido realizado pelo The Verge, a novidade funcionou 100% no Chrome para desktop e no Safari móvel. Já no Edge e no Safari para desktop, o texto ressaltado em amarelo não apareceu.

Problemas à parte, podemos imaginar que o novo recurso da busca da Google terá plena compatibilidade com os navegadores mais populares dentro de algumas poucas semanas.

E sobre os anúncios em páginas?

É fato que o novo recurso da Google vai ajudar os usuários a encontrar informações mais rapidamente, na internet. No entanto, ao passo que as pesquisas levam os usuários diretamente às informações relevantes, os anúncios que mantêm muitos sites em funcionamento podem perder visibilidade.

Daqui em diante, é possível que o mercado seja “forçado” a encontrar novas alternativas para posicionar anúncios em páginas web.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.