Plus Codes: Google Maps lança códigos que substituem endereços

1 min de leitura
Imagem de: Plus Codes: Google Maps lança códigos que substituem endereços
Imagem: Google/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em recente atualização, o Google Maps está dando uma sobrevida aos Plus Codes — códigos alfanuméricos para compartilhar sua localização. Não sabe seu endereço ou não sabe como descrever alguma referência? O Plus Code assume a situação e permite que você compartilhe com outros a sua atual posição.

Introduzido há 5 anos, o Plus Codes buscava agilizar o compartilhamento de endereços substituindo-os por códigos que podiam ser pesquisados no Google Maps ou no próprio Google. Infelizmente, a novidade não agradou e o recurso acabou caindo no esquecimento.

Agora, a Google dá uma nova chance ao Plus Code tornando seu acesso mais intuitivo. O usuário que acessar o mapa e clicar em uma localização, terá o Plus Code em mãos para compartilhá-lo rapidamente.

a  The Next Web/Reprodução 

Para compartilhar o Plus Code da sua localização atual, o usuário deve acessar o Google Maps e clicar na “bola azul” que indica a sua posição. Em seguida, o código será disponibilizado logo no topo da página. Para compartilhar outra localização, basta marcá-lo no mapa e o código aparecerá no mesmo lugar.

Para encontrar um endereço, o processo é igualmente simples: basta copiar o código recebido e procurá-lo no Google Maps ou no Google.

Essa ferramenta é especialmente importante para marcar encontros com praticidade; compartilhar sua localização caso precise de orientação de outro e viagens para lugares desconhecidos. Certamente, é mais uma importante ferramenta que garante agilidade para várias situações cotidianas.

Por fim, o projeto da Google é em código aberto, permitindo que a comunidade adote a ferramenta nas próprias aplicações e complementem o trabalho da Google.

Os Plus Codes serão integrados ao Google Maps em algum momento nas próximas semanas por uma atualização. Primeiramente, o recurso será disponibilizado no app para dispositivos Android e deve ser lançado para iPhone e computador logo em seguida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.