Primeiro vídeo postado no YouTube completa 15 anos hoje (23)

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro vídeo postado no YouTube completa 15 anos hoje (23)
Imagem: Pixabay

Nesta quinta-feira (23), o YouTube está completando 15 anos de um marco na sua história. A plataforma de vídeos via streaming foi fundada em 2005, pelos ex-funcionários do PayPal, Jawed Karim, Steven Chen e Chad Hurley. O primeiro vídeo publicado no site em 23 de abril de 2005 mostra Karim em um zoológico de San Diego, em frente a um cercado cheio de elefantes.

O vídeo de Karim tem apenas 18 segundos e, nitidamente, só foi postado para que os donos do site pudessem testar sua criação, já que ele não fala nada demais. Por incrível que pareça, ele fala sobre as trombas dos elefantes serem bem compridas, uma observação nada original.

Veja o primeiro vídeo publicado no YouTube, com a “incrível” resolução de 240 pixels e que já soma mais de 90 milhões de visualizações:

Esse, aliás, é o único vídeo do canal de Karim, que ainda brincou na descrição, dizendo que ele vai atualizar o canal assim que atingir os 10 milhões de inscritos, o que, obviamente, soa como uma piada.

O que motivou a criação do YouTube ?

Em entrevistas anteriores, Karim disse que seus amigos e ele tiveram a ideia de criar o YouTube depois de um episódio engraçado que aconteceu em um evento ao vivo, mas que ele não pôde acompanhar. Depois, ele tentou achar o vídeo na internet, mas não o achou e, por isso, ficou frustrado.

O vídeo em questão mostra Janet Jackson e Justin Timberlake em uma performance durante o Super Bowl de 2004. No final da música, parece que a ideia era de que a parte de cima da roupa de Janet fosse arrancada por completo, mas somente a parte que cobria seu seio soltou com o puxão de Timberlake. O vídeo se tornou popular na TV, mas, naquela época, ainda não havia uma plataforma online que transformava os vídeos em memes eternos. A gafe da roupa de Janet pode ser conferida logo abaixo:

Em 2006, o YouTube foi vendido para a Google por U$ 1,65 bilhão e, hoje, o site exibe mais de um bilhão de horas de vídeos por dia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.