Adoção do 5G está sendo muito mais rápida que o 4G e 3G

1 min de leitura
Imagem de: Adoção do 5G está sendo muito mais rápida que o 4G e 3G
Fonte: https://unsplash.com/photos/eYwn81sPkJ8
Avatar do autor

Embora alguns usuários tenham a sensação de que o 5G tem sido adotado de forma lenta e burocrática, os dados de uso da nova rede móvel mostram o contrário. O 5G já é muito mais usado, desde que foi lançado, do que eram o 4G LTE e o 3G quando essas tecnologias completaram o mesmo tempo de lançamento comercial.

17,7 milhões de conexões 5G

De acordo com a 5G Americas, que utilizou dados fornecidos pela companhia Omdia, até o final de 2019, havia 17,7 milhões de conexões 5G em todo o mundo.

Parece pouco, se compararmos esses números com as 5,3 bilhões de conexões 4G em uso no momento. No entanto, o número de conexões 5G cresceu 329% do terceiro para o quarto trimestre de 2019. Além do mais, o 4G já está em operação há 10 anos.

Fonte: Unsplash/Mika Baumeister/ReproduçãoFonte: Unsplash/Mika Baumeister/ReproduçãoFonte:  Unsplash 

Adoção do 5G é mais rápida do que parece

O 4G LTE foi lançado comercialmente no último trimestre de 2009 e, inicialmente, alcançou somente mil usuários na Europa Ocidental. Um ano depois, no final de 2010, a rede tinha somente 23.250 clientes em todo o mundo. Para chegar às 17,9 milhões de conexões, o 4G precisou de aproximadamente dois anos e meio de operação.

Já a adoção do 3G e do 2G foi ainda mais lenta. Este último só atingiu 18 milhões de conexões em dezembro de 1995, 14 trimestres após ser lançado comercialmente.

De qualquer forma, o crescimento do 5G terá que obedecer a algumas limitações, o que significa que a nova tecnologia ainda está longe de se tornar padrão.

Para que essas comparações sejam mais justas, temos que considerar o número de aparelhos celulares em uso quando cada uma dessas redes foi lançada. Obviamente, na era do 5G, temos muito mais celulares em operação do que quando o 2G, o 3G e o 4G começaram a operar.

4G continua a crescer

De acordo com alguns especialistas, o 5G não deve se tornar padrão mundial de conexão móvel antes de 2025. Em contrapartida, o 4G LTE continuará crescendo. A previsão é de que o número de conexões 4G suba de 5,3 bilhões para 5,9 bilhões até o final de 2020.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Adoção do 5G está sendo muito mais rápida que o 4G e 3G