Saiba por que não utilizar o celular ao acordar

2 min de leitura
Imagem de: Saiba por que não utilizar o celular ao acordar

Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Se usa seu celular como despertador, é provável que já aproveite para conferir se há novidades nas redes sociais, se recebeu alguma mensagem durante a noite ou se tem um novo email na caixa de entrada. Independentemente de qual seja a opção, talvez seja interessante você repensar esse hábito e só começar a mexer no celular depois que já saiu da cama.

Existem diversos efeitos que podem ser potencialmente negativos para a saúde física e psicológica quando se inicia o dia com o celular na mão. Segundo o Pew Research Center, a maioria dos usuários de smartphones dos Estados Unidos utiliza o aparelho para funções relacionadas à internet, sendo enviar mensagens de texto, conferir email e acessar as redes sociais as principais. Todas essas atividades podem ser responsáveis por alterar significativamente o humor das pessoas antes mesmo que elas saiam da cama.

Emails e redes sociais

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash)

No caso de quem costuma checar os emails assim que acorda, verificar mensagens corporativas pode afetar negativamente a saúde mental. Isso acontece porque o cérebro associa esses conteúdos a um dia mais cheio de tarefas, causando uma sensação de cansaço antecipado. Além disso, há o envolvimento com o trabalho fora do horário de expediente.

A situação mais delicada está em quem começa o dia acessando redes sociais, principalmente pelo fato de as pessoas as utilizarem como fonte primária de informação. Buscando acompanhar o que está acontecendo no mundo de maneira mais facilitada, as redes sociais não criam um filtro de informações e exibem todos os tipos de notícias, boas ou ruins. Um estudo publicado na revista Anxiety, Stress & Coping em 2001 mostrou que a exposição à mídia é "preditiva da ansiedade de traços em níveis baixos de otimismo"; em outras palavras, pode afetar a ansiedade e o bom humor.

Luz azul

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash)

Vale lembrar, ainda, que a luz azul emitida pela tela dos smartphones tem um efeito ambíguo. Por um lado, tem forte poder de supressão da melatonina, ou seja, ajuda a acordar melhor. O Sol é a principal fonte de luz azul, o que significa que provavelmente os humanos evoluíram para reagir a esse comprimento de onda e despertar do ciclo de sono, então o celular pode ajudar a acordar. Por outro lado, a exposição em excesso pode ser prejudicial para a visão e até mesmo para o sono no fim do dia. É por esse motivo que mexer no celular antes de dormir ou durante a madrugada pode ser dificultar uma boa noite de sono.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.