5G: tecnologia representará 50% das vendas de celulares até 2023

1 min de leitura
Imagem de: 5G: tecnologia representará 50% das vendas de celulares até 2023

Um relatório da Gartner, empresa de análise de dados, revela que o 5G deve impulsionar as vendas globais de celulares dos próximos dois anos. Nesse sentido, prevê que em 2020 a tecnologia deve corresponder a 12% dos aparelhos comercializados. No entanto, esse número seria ainda mais expressivo até 2022, quando aumentará para 43%.

Essa projeção teria como base a queda dos preços dos smartphones com suporte ao 5G, ampliação das redes para essa conexão e melhores experiências que o recurso deve oferecer futuramente. Diante disso, esses aparelhos ainda devem representar 50% das vendas do setor em 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gráfico indica os números de vendas para os próximos 2 anos. (Fonte: Gartner/Divulgação)

A avaliação da Gartner também indica que isso aumentará em 1,7% as vendas do setor em 2020, compostas especialmente pela China e mercados emergentes da Ásia. Logo, já a partir deste ano, o mercado deve seguir caminho contrário de 2019, que registrou queda de 2%.

“A maior disponibilidade de aparelhos 5G aumentará as substituições de celulares, o que levará as remessas globais desses dispositivos voltarem a crescer em 2020”, disse Ranjit Atwal, diretor sênior de pesquisa da empresa.

Vendas de PCs devem cair, conforme análise. (Fonte: Pexels)

PCs Windows em queda

O mesmo não será esperado para o setor de computadores — incluindo notebooks e desktops. Segundo o relatório, em 2020 as vendas desses dispositivos podem cair, em virtude do Windows 10. Isso porque tanto as máquinas atuais quanto mais antigas ainda receberão suporte da última versão do sistema operacional, principalmente após o fim do ciclo do Windows 7.

A Gartner também aponta que 1 bilhão de computadores deve encerrar o ano com essa atualização — o que representa 80% dos PCs ativos no mundo inteiro. Mesmo assim, a empresa descreve o setor como “imprevisível”, porque não haverá um “Windows 11” em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.