Google perderá status de buscador padrão nos dispositivos Android

1 min de leitura
Imagem de: Google perderá status de buscador padrão nos dispositivos Android

Os usuários dos dispositivos Android poderão definir outros mecanismos de buscas como padrão do dispositivo em vez de usar o Google de maneira obrigatória. A medida passa a valer nos países da União Europeia a partir do próximo mês de março.

As opções de buscadores que serão oferecidas aos proprietários de celulares com o sistema operacional da Google foram definidas por meio de um leilão realizado pela própria companhia de Mountain View e os nomes dos vencedores saíram na última quinta-feira (9).

Segundo a BBC, os celulares e os tablets com Android deverão dar ao usuário a possibilidade de escolher entre quatro buscadores para usar como padrão, uma delas sendo o próprio Google e mais três alternativas, que variam de acordo com a região. Entre as opções disponíveis estarão o Microsoft Bing, DuckDuckGo, Yandex, Qwant, GMX, PrivacyWall e Info.com.

Os usuários poderão escolher entre o seu buscador preferido para usar no celular e no tablet. (Fonte: BBC/Reprodução)

Depois da definição do mecanismo de busca preferido do usuário, o aplicativo apropriado para a utilização do buscador será baixado automaticamente, caso não esteja instalado no aparelho.

O motivo da mudança

A obrigação de oferecer alternativas ao buscador da Google no Android foi determinada pela Comissão Europeia, que em 2018 acusou a companhia americana de abuso de monopólio, ao vincular smartphones e tablets com o sistema ao mecanismo de pesquisa, consolidando sua posição dominante.

Uma multa de US$ 5 bilhões de dólares também foi aplicada à gigante da web, que desde então começou a realizar algumas mudanças com o objetivo de evitar novas sanções.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.