Google perderá status de buscador padrão nos dispositivos Android

1 min de leitura
Imagem de: Google perderá status de buscador padrão nos dispositivos Android
Avatar do autor

Os usuários dos dispositivos Android poderão definir outros mecanismos de buscas como padrão do dispositivo em vez de usar o Google de maneira obrigatória. A medida passa a valer nos países da União Europeia a partir do próximo mês de março.

As opções de buscadores que serão oferecidas aos proprietários de celulares com o sistema operacional da Google foram definidas por meio de um leilão realizado pela própria companhia de Mountain View e os nomes dos vencedores saíram na última quinta-feira (9).

Segundo a BBC, os celulares e os tablets com Android deverão dar ao usuário a possibilidade de escolher entre quatro buscadores para usar como padrão, uma delas sendo o próprio Google e mais três alternativas, que variam de acordo com a região. Entre as opções disponíveis estarão o Microsoft Bing, DuckDuckGo, Yandex, Qwant, GMX, PrivacyWall e Info.com.

Os usuários poderão escolher entre o seu buscador preferido para usar no celular e no tablet. (Fonte: BBC/Reprodução)

Depois da definição do mecanismo de busca preferido do usuário, o aplicativo apropriado para a utilização do buscador será baixado automaticamente, caso não esteja instalado no aparelho.

O motivo da mudança

A obrigação de oferecer alternativas ao buscador da Google no Android foi determinada pela Comissão Europeia, que em 2018 acusou a companhia americana de abuso de monopólio, ao vincular smartphones e tablets com o sistema ao mecanismo de pesquisa, consolidando sua posição dominante.

Uma multa de US$ 5 bilhões de dólares também foi aplicada à gigante da web, que desde então começou a realizar algumas mudanças com o objetivo de evitar novas sanções.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Google perderá status de buscador padrão nos dispositivos Android