Apocalipse digital? Endereços IPv4 estão oficialmente esgotados

1 min de leitura
Imagem de: Apocalipse digital? Endereços IPv4 estão oficialmente esgotados

Nesta segunda-feira (25), um analista de um dos grandes registros regionais da internet anunciou, por email, que a última alocação de bloco de endereços IPv4 foi realizada às 12:35 (à tarde, horário de Brasília). Em outras palavras, isso significa que não mais será possível adicionar dispositivos que usam esse padrão da internet na grande rede mundial, ao menos em teoria.

O esgotamento dos endereços IPv4 está previsto desde a década de 1980. Somente a partir de agora é o último bloco IPv4 foi alocado. Ao todo, são 4,3 bilhões de endereços, dos quais “todos” já estão em uso.

Abaixo, podemos ver o email enviado pelo analista Nikolas Pediaditis:

Fonte: RIPE NCC/Nikolas Pediadits/Reprodução

O início da mensagem diz: “Queridos colegas, hoje, às 15:35 (UTC +1) em 25 de novembro de 2019, fizemos nossa alocação final / 22 IPv4, a partir dos últimos endereços restantes em nosso pool disponível. Agora ficamos sem endereços IPv4”.

O esgotamento de nível superior de endereços IPv4 ocorreu em 2012, quando os cinco registros regionais da internet receberam os últimos blocos restantes.

Após alguns anos, os endereços começaram a se esgotar de fato, sendo que parte da Europa, que faz parte do registro regional RIPE NCC, acabou de receber o último bloco nesta semana.

IPv6 substitui o IPv4

Na década de 1980, o esgotamento dos endereços IPv4 representava uma ameaça à internet. No entanto, estávamos bem longe de consumi-los por completo.

Embora novos endereços IPv4 não possam ser criados, os provedores podem reutilizar endereços que não estão em uso. Por meio do NAT (tradução de endereços de rede, em português), eles também podem ser usados de forma privada, por trás dos roteadores dos provedores.

Além do mais, o padrão IPv6, oficializado em junho de 2012 e que já é amplamente utilizado, substitui o antigo padrão com um volume absurdo de 3.4×1038 espaços de endereçamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.