Brasília e Porto Alegre têm 4G mais rápido da América do Sul

1 min de leitura
Imagem de: Brasília e Porto Alegre têm 4G mais rápido da América do Sul
Avatar do autor

A internet móvel do Brasil não é exemplo de qualidade mundialmente, mas, por outro lado, o país se destaca detaca dentro da América do Sul: segundo um levantamento feito pela Opensignal, cinco das seis cidades com melhor velocidade de download são brasileiras.

Os locais com internet móvel mais rápida da América do Sul são Porto Alegre e Brasília, que possuem uma média de 17,6 Mbps de taxa de download. A pesquisa considerou as 25 principais cidades do continente, com dados coletados em mais de 500 mil dispositivos durante maio e julho.

Entre as cinco cidades com melhor 4G para download, o único local no ranking que não é brasileiro é  Trujillo, no Peru, que fica com a medalha de prata graças a uma média de 16 Mbps. A quarta colocação é de São Paulo, com 15,6 Mbps, enquanto o quinto lugar é compartilhado por Rio de Janeiro e Curitiba, ambas com velocidade de 15,5 Mbps.

Velocidade desigual

A pesquisa também mostra que nem tudo são vitórias na nossa conexão: Manaus e Salvador registraram uma média de 14,4 Mbps na pesquisa da Opensignal e garantiram as melhores colocações entre os locais do Norte e Nordeste do país, mas acabaram ficando atrás de 14 cidades da América do Sul. Já Recife e Fortaleza ficam entre os 10 grandes municípios do continente com a pior média, com 13,1 Mbps e 12,4 Mbps, respectivamente.

Como mostra o gráfico acima, as cidades brasileiras também perdem o brilho no upload. Nesta lista, a liderança fica com Lima (Peru) e seus 7,2 Mbps. Brasília e São Paulo são os municípios brasileiros que mais se destacam no envio de dados, com médias de 6,7 Mbps e 6,6 Mbps, respectivamente.

Mesmo com as diferenças, as capitais brasileiras estão longe das últimas colocadas na pesquisa: Caracas, capital da Venezuela, tem download de 5,8 Mbps e 2,2 Mbps de upload, enquanto a cidade de venezuelana de Maracaibo é a lanterna com 3 Mbps de transferência e 0,8 Mbps de para envio de dados.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Brasília e Porto Alegre têm 4G mais rápido da América do Sul