Fotógrafo está criando um timelapse de 30 anos do horizonte de Nova York

1 min de leitura
Imagem de: Fotógrafo está criando um timelapse de 30 anos do horizonte de Nova York

Nova York tem uma das linhas de horizonte (as chamadas skylines) mais icônicas do planeta e, graças ao projeto ambicioso do fotógrafo Joe DiGiovanna, da vizinha Nova Jersey, as mudanças ocorridas nela nos próximos 30 anos serão registradas e eternizadas em uma timelapse.

Fotografar o mesmo lugar por três décadas ininterruptamente, em condições de tempo diferentes a cada dia, pode ser um desafio monumental. “Meu primeiro problema foi que câmera usar”, disse DiGiovanna. Ele experimentou diversos modelos e até mesmo usou as de ação GoPro, escrevendo um código personalizado para elas. No fim, optou por uma Sony A7S, que vem tirando uma foto a cada 30 segundos pelos últimos quatro anos, totalizando até agora mais de quatro milhões de imagens capturadas.

O One World Trade Center, pela manhã. (Fonte: Instagram/Joe DiGiovanna)

Reproduzindo as imagens a 24 quadros por segundo, isso equivale a um vídeo de 2 minutos para cada dia. As fotos são importadas automaticamente para o Capture One, um programa profissional de gerenciamento de imagens, e toda noite um script reúne a produção do dia e exporta tudo para um backup. Ao longo de um ano, a timelapse gera 16 TB de dados (o dobro, contando o backup).

O One World Trade Center, ao entarceder. (Fonte: Instagram/Joe DiGiovanna)

Embora o projeto esteja previsto para terminar em 2045, DiGiovanna quer que ele dure indefinidamente. Além das imagens que hoje tira, ele quer outras, capturadas por mais câmeras espalhadas pela cidade para, assim, adicionar novas perspectivas à timelapse.

Em memória do pai

DiGiovanna lembra o quão vivia obcecado pela vista de sua janela, em Nova Jersey. Foi assim que nasceu a ideia do projeto, impulsionado pelo amor que o pai, que morreu um pouco antes de ele começar a tirar as fotos, tinha pelo entardecer descendo sobre Nova York. “Esta sempre foi a hora favorita do meu pai. Esse projeto é uma homenagem a ele."

Em sua conta no instagram, chamada @nyc_timespace, ele publica diariamente um clipe. O objetivo é, futuramente, fazer o upload de todo o material para um site onde seja possível ver timelapses específicas dentro do espaço de tempo que se desejar. Assim, qualquer um pode ter uma perspectiva especial de dias importantes em suas vidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.