Google começa a mostrar podcasts em buscas avançadas nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Google começa a mostrar podcasts em buscas avançadas nos Estados Unidos
Avatar do autor

Google deu mais um grande passo para ajudar na expansão dos podcasts: a empresa começou a indexar a mídia sonora diretamente nos resultados de pesquisas avançadas no seu buscador. Em seu blog, a gigante da internet mostrou a funcionalidade em ação: ao "pesquisar podcasts sobre Awkwafina", por exemplo, o usuário encontra episódios com o tema em meio aos resultados de busca, com um player que permite abrir o conteúdo na web.

(Fonte: Google/Divulgação)

Segundo a companhia, o objetivo é indexar mais de 2 milhões de podcasts em seu mecanismo e dobrar o número de ouvintes da mídia mundialmente. Alcançar tudo isso, porém, deve demorar um pouco. No início, apenas pesquisas feitas nos Estados Unidos e com termos em inglês contarão com os resultados especiais.

Apesar de as buscas com termos avançados envolvendo podcasts ainda estarem em implementação, já é possível ver programas indexados na versão brasileira do buscador com pesquisas mais diretas. Ao procurar "Podcast TecMundo" no Google, por exemplo, são exibidos episódios da nossa produção em áudio, e basta clicar no player para ser redirecionado ao site de podcasts da empresa e ouvir o conteúdo online.

Segundo Zack Reneau-Wedeen, responsável pelo Google Podcasts, um dos principais obstáculos para a mídia atualmente são os problemas de busca, mas a empresa está trabalhando para corrigir isso. De acordo com o executivo, a Google pretende indexar as mídias até mesmo em pesquisas que não envolvam o termo podcast.

A novidade é mais um dos esforços da empresa para ganhar mais terreno no mercado de podcasts, que deverá movimentar mais de US$ 1 bilhão somente nos Estados Unidos até 2021. No ano passado, a companhia lançou seu aplicativo de podcasts, que tem uma versão para web. Assim como o Spotify, a firma está se esforçando para tomar parte do espaço dominado pela Apple, que é a plataforma usada por cerca de 60% dos ouvintes da mídia em áudio.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Google começa a mostrar podcasts em buscas avançadas nos Estados Unidos