XVideos estaria encerrando as atividades no Brasil: fake news ou verdade?

1 min de leitura
Imagem de: XVideos estaria encerrando as atividades no Brasil: fake news ou verdade?
Avatar do autor

Uma polêmica tem circulado pela internet nesta semana. Um suposto tweet do site XVideos, especializado em streaming de conteúdo adulto, informou que a plataforma encerraria as suas atividades no Brasil e em mais 25 países. O público brasileiro do site — que não é pouco — ficou agitado com o boato. Será que a informação procede?

(Fonte: Twitter/Reprodução)

A resposta curta é: não. Analisando a imagem, é possível identificar diversos pontos que levam a concluir que é farsa. Acompanhe:

1. A conta que aparece na imagem (“@Xv”) não existe — nem poderia existir, já que é obrigatório ter ao menos 4 caracteres cadastrados para criar uma conta no Twitter. O “arroba” original é @xvideoscom;

2. A imagem mostra um selo azul de verificação; contudo, a empresa nunca recebeu tal selo no Twitter. Logo, mais um ponto falso;

3. O tweet está totalmente em português, e as publicações da página são feitas somente em inglês;

4. Há diversos erros de gramática na frase, indicando que não houve envolvimento profissional na produção do conteúdo.

O Brasil é o segundo país no mundo com mais acessos na XVideos, sendo absolutamente relevante para o site. Um encerramento desse porte seria notificado até mesmo em mídias internacionais.

Como não cair em ‘fake news’?

O site E-Farsas busca desmistificar todo tipo de boato que circula a internet. Se surgir dúvida, é bom dar uma checada por lá. Além disso, é essencial verificar as fontes do conteúdo (quem publicou, em qual data e se existem outros veículos que comprovam a informação).

Tenha bastante cautela ao acreditar em notícias passadas pelo WhatsApp, pois o aplicativo tem sido muito utilizado na propagação de fofocas; por fim, nunca se esqueça, também, de ler a matéria completa e com bastante atenção.

Em 2017, o Conselho Nacional de Justiça publicou um guia que ajuda a evitar a propagação de informações duvidosas. Confira aqui.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
XVideos estaria encerrando as atividades no Brasil: fake news ou verdade?