TIM e Vivo vão compartilhar redes 4G e 2G em cidades pequenas

1 min de leitura
Imagem de: TIM e Vivo vão compartilhar redes 4G e 2G em cidades pequenas

A TIM S.A., subsidiária da TIM Participações, e a Telefônica Brasil, dona da Vivo, assinaram na segunda-feira (23) um documento que prevê a discussão do compartilhamento de infraestrutura de rede 4G na faixa de 700 Mhz em cidades com menos de 30 mil habitantes.

“As companhias destacam os benefícios que podem resultar dessas discussões em relação à melhoria na qualidade de serviço para clientes de ambas as operadoras, bem como a eficiência na alocação de investimentos e nos custos operacionais”, afirmaram nos respectivos comunicados. 

Ou seja, para ambos os grupos, dividir os custos de implantação e manutenção para uma cobertura relativamente pequena pode ser uma boa, pois, com menos receita, a ideia seria também baixar consideravelmente os investimentos — e assim aumentar a disponibilidade de sinal e, claro, os números finais de arrecadação.

4gFonte: Pexels

As conversas envolvem também o 2G em um modelo ‘single grid’ e a otimização de outras frequências, tecnologias, operações e logística — mas, tanto a TIM quanto a Vivo deixaram bem claro que não se trata de uma joint venture ou parceria comercial oficial e não implica qualquer relacionamento exclusivo entre as partes.

Ainda não há prazo para que essa parceria comece a vigorar, efetivamente, e ainda não foram listados os locais onde esse acordo deve acontecer. Caso dê certo, a medida pode ser aplicada em outras cidades, de médio porte.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.