Imagem de: GOG Galaxy 2.0 é um serviço de games para unir todas as plataformas

GOG Galaxy 2.0 é um serviço de games para unir todas as plataformas

1 min de leitura
Avatar do autor

Gamers de PC há tempos têm se deparado com uma biblioteca de jogos fragmentada em várias plataformas. Ter várias listas de amigos paralelas, senhas e overlays são alguns dos problemas enfrentados pela comunidade, que, após as polêmicas envolvendo a Epic Games, aumentou o tom de suas críticas. Atentos a essa demanda, o time da GOG prometeu solucionar esse problema com o novo GOG Galaxy 2.0.

Subsidiária da famosa CD Projekt, a GOG quer reunir Steam, Uplay, Origin, Epic Games, Windows Store e Battle.net em uma só plataforma, com direito a chats integrados e biblioteca de games sincronizada — incluindo títulos para PS4 e Xbox One. O GOG Galaxy 2.0 promete somar estatísticas de perfis, como horas de jogo, rankings, conquistas da Steam e Xbox Live e sincronizar saves de qualquer jogo na nuvem, além de trazer uma interface personalizada e código open source.

(Fonte: GameSpot/Reprodução)

Foco em utilidade e privacidade

O site de divulgação destaca a segurança da plataforma, assegurando que os dados não serão acessados pela equipe ou vendidos para terceiros; afirma também que todas as informações — incluindo cadastros — poderão ser apagadas dos servidores com bastante praticidade.

O diretor geral da GOG, Piotr Karwowski, em entrevista para a GameSpot no YouTube, frisou que a conexão entre plataformas será tão simples quanto um login padrão e bem mais eficiente, sincronizando lista de amigos e games de uma só vez.

No mesmo diálogo, o vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da GOG, Oleg Klapovsky, argumentou sobre a fragmentação. "Isso pode ser compreendido como mudança no modelo de negócios. Antes, todos [os publishers] estavam preocupados com as vendas; mas entenderam que não se resume a isso, trata-se também da sua conexão com o consumidor sem um mediador. Por essa perspectiva, podemos entender por que existem tantas plataformas", afirmou o executivo.

Com isso em mente, ele explicou a criação da GOG Galaxy 2.0. "Por que o usuário precisa usar essa plataforma?", questionou Klapovsky. "Infelizmente esse questionamento tem sido ignorado; a postura agora é 'nós temos exclusivos, você tem que usar nosso launcher' e ponto final. E isso nos deu a ideia de criar o novo GOG Galaxy", completou.

(Fonte: GameSpot/Reprodução)

A plataforma está disponível em Beta fechado, mas é possível se candidatar e receber um dos convites que estão sendo distribuídos por ordem de inscrição. Não há informações sobre o lançamento final.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
GOG Galaxy 2.0 é um serviço de games para unir todas as plataformas