GOG Galaxy 2.0 é um serviço de games para unir todas as plataformas

1 min de leitura
Imagem de: GOG Galaxy 2.0 é um serviço de games para unir todas as plataformas

Gamers de PC há tempos têm se deparado com uma biblioteca de jogos fragmentada em várias plataformas. Ter várias listas de amigos paralelas, senhas e overlays são alguns dos problemas enfrentados pela comunidade, que, após as polêmicas envolvendo a Epic Games, aumentou o tom de suas críticas. Atentos a essa demanda, o time da GOG prometeu solucionar esse problema com o novo GOG Galaxy 2.0.

Subsidiária da famosa CD Projekt, a GOG quer reunir Steam, Uplay, Origin, Epic Games, Windows Store e Battle.net em uma só plataforma, com direito a chats integrados e biblioteca de games sincronizada — incluindo títulos para PS4 e Xbox One. O GOG Galaxy 2.0 promete somar estatísticas de perfis, como horas de jogo, rankings, conquistas da Steam e Xbox Live e sincronizar saves de qualquer jogo na nuvem, além de trazer uma interface personalizada e código open source.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: GameSpot/Reprodução)

Foco em utilidade e privacidade

O site de divulgação destaca a segurança da plataforma, assegurando que os dados não serão acessados pela equipe ou vendidos para terceiros; afirma também que todas as informações — incluindo cadastros — poderão ser apagadas dos servidores com bastante praticidade.

O diretor geral da GOG, Piotr Karwowski, em entrevista para a GameSpot no YouTube, frisou que a conexão entre plataformas será tão simples quanto um login padrão e bem mais eficiente, sincronizando lista de amigos e games de uma só vez.

No mesmo diálogo, o vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da GOG, Oleg Klapovsky, argumentou sobre a fragmentação. "Isso pode ser compreendido como mudança no modelo de negócios. Antes, todos [os publishers] estavam preocupados com as vendas; mas entenderam que não se resume a isso, trata-se também da sua conexão com o consumidor sem um mediador. Por essa perspectiva, podemos entender por que existem tantas plataformas", afirmou o executivo.

Com isso em mente, ele explicou a criação da GOG Galaxy 2.0. "Por que o usuário precisa usar essa plataforma?", questionou Klapovsky. "Infelizmente esse questionamento tem sido ignorado; a postura agora é 'nós temos exclusivos, você tem que usar nosso launcher' e ponto final. E isso nos deu a ideia de criar o novo GOG Galaxy", completou.

(Fonte: GameSpot/Reprodução)

A plataforma está disponível em Beta fechado, mas é possível se candidatar e receber um dos convites que estão sendo distribuídos por ordem de inscrição. Não há informações sobre o lançamento final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.