Imagem de: 'Chernobyl', série da HBO, gera toneladas de fotos no Instagram

'Chernobyl', série da HBO, gera toneladas de fotos no Instagram

1 min de leitura
Avatar do autor

A série da HBO “Chernobyl” foi um tremendo sucesso ao retratar com realismo o que aconteceu em torno do acidente nuclear da usina próxima à cidade de Pripyat em 1986. O bom desempenho do seriado, porém, gerou um grande aumento no número de visitantes à cidade fantasma — abandonada desde a época do acidente — e a quantidade de fotos tiradas lá e publicadas no Instagram cresceu vertiginosamente.

Um acesso ao Instagram usando o sistema de busca que mostra fotos por localização mostra quanta gente tem visitado o local do acidente depois da estreia da série. Se por um lado existe um ponto positivo nessa popularidade — por aumentar a conscientização em relação ao uso da energia nuclear e trazer dinheiro para o turismo local —, muita gente tem desrespeitado um lugar que ainda reflete o luto por causa da grave tragédia.

O próprio autor da série, o americano Craig Mazin, pediu respeito às pessoas que visitam Pripyat e os arredores do que sobrou da usina nuclear. Muitas das fotos publicadas mostram pessoas sorrindo e se divertindo — algumas até em poses provocativas — que estão sendo bastante malvistas por moradores da região e pessoas que tiveram algum envolvimento direto ou indireto com o acidente.

Não é a primeira que visitas em pontos que marcam catástrofes ou acontecimentos terríveis acabam se tornando um fardo e geral mal-estar nas pessoas: o próprio local onde funcionou o campo de concentração de Auschwitz foi alvo de turistas desrespeitosos e o museu que atua no local precisou se manifestar pedindo para as pessoas se comportarem adequadamente.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
'Chernobyl', série da HBO, gera toneladas de fotos no Instagram