Pesquisa: quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela internet 5G?

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa: quanto as pessoas estão dispostas a pagar pela internet 5G?

Os sistemas de internet móvel 5G estão sendo implantados e muito em breve devem dar as caras já contando com smartphones que suportam essa tecnologia — pelo menos em países desenvolvidos, é claro. Como acontece com toda novidade desse tipo, já podemos imaginar que para navegar nas altas velocidades do 5G vamos ter que desembolsar um bom dinheiro. Mas quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso?

A implantação do 5G pode fazer com que os consumidores optem pela nova rede de internet não apenas nos smartphones e outros dispositivos móveis, mas também em suas casas

Uma pesquisa realizada com 35 mil consumidores no mundo todo, inclusive no Brasil, pelo ConsumerLab, empresa de pesquisa vinculada à Ericsson, mostrou que assinantes comuns aceitariam desembolsar até 20% do que pagam atualmente pela conexão 5G. Já metade dos consumidores considerados early adopters, ou seja, aqueles que geralmente correm atrás das novidades assim que são lançadas, topariam pagar 32% a mais.

Tráfego intenso

O alívio do congestionamento da rede de internet móvel é uma das expectativas de quem espera ansiosamente pelo 5G. O brasileiro é o que mais reclama dos problemas de congestionamento — especialmente nos grandes centros urbanos: 65% dos entrevistados do Brasil têm queixas sobre as redes sobrecarregadas.

As pessoas afirmaram que pretendem consumir mais dados com vídeos e aplicações de realidade virtual e aumentada

A implantação do 5G pode fazer com que os consumidores optem pela nova rede de internet não apenas nos smartphones e outros dispositivos móveis, mas também em suas casas: 80% dos entrevistados demonstraram interesse em opções de banda larga doméstica. Com essa nova tecnologia, as pessoas afirmaram que pretendem consumir mais dados com vídeos e aplicações de realidade virtual e aumentada.

Com um consumo médio mundial atual de 5,8 GB de dados por pessoa ao mês, as previsões indicam que esse número pode aumentar muito com as facilidades do 5G, podendo chegar até 200 GB mensais em pelo menos 20% dos usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.