Vladimir Putin aprova proposta de lei que pode isolar internet da Rússia

1 min de leitura
Imagem de: Vladimir Putin aprova proposta de lei que pode isolar internet da Rússia

O projeto da Rússia de criar uma internet independente, e que possa ser isolada do restante do mundo, está cada vez mais próximo de virar realidade. De acordo com a rede de notícias CNN, o presidente russo Vladimir Putin aprovou a proposta de internet soberana, criada com a justificativa de proteger o país contra possíveis ataques cibernéticos lançados por outras nações.

Ainda não há muitos detalhes técnicos que expliquem o funcionamento da nova lei, mas a agência estatal de notícias confirmou que a legislação entrará em vigor em novembro deste ano. O texto prevê que a agência de telecomunicações da Rússia terá o poder de isolar a internet do país. O órgão também será responsável por garantir que os sistemas de comunicação nacionais continuem funcionando, mesmo na ocasião de um possível ataque.

Nos últimos anos, a Rússia vem ficando mais próxima de países como a China, onde muitos serviços estrangeiros são bloqueados e até o conteúdo compartilhado entre as pessoas pode ser monitorado pelo governo. No ano passado, o mensageiro Telegram foi bloqueado na Rússia, medida que acabou afetando o funcionamento de lojas e serviços bancários locais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.