menu
Logo TecMundo
Internet

Trolls tentam desmerecer líder do projeto da 1ª imagem de um buraco negro

Vários comentários nos mais variados sites têm tentado tirar o foco de Katie Bouman, que, embora não tenha realizado todo o trabalho sozinha, foi primordial para o sucesso do projeto

schedule12/04/2019, às 08:58

Fonte: Facebook

Imagem de Trolls tentam desmerecer líder do projeto na 1ª imagem de um buraco negro no tecmundo

O dia 10 de abril será lembrado pelas futuras gerações como a data histórica em que a humanidade pôde contemplar a imagem real de um buraco negro pela primeira vez. Embora o resultado bem-sucedido tenha sido esforço de vários cientistas, há um nome que se destaca, justamente porque foi essa pesquisadora que liderou o desenvolvimento do algoritmo capaz de juntar as informações de vários telescópios.

O estudo de Katie foi primordial para que o desenvolvimento dos códigos que puderam alinhar as informações dos telescópios na imagem real do buraco negro 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Katie Bouman, formada em Ciências da Computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês) e foi ela quem escreveu o documento “Imagem Computacional para Reconstrução de Imagem VLBI” — tudo foi feito a partir desse estudo e normalmente o autor do texto que é registrado junto à comunidade científica é quem recebe a maior parte do crédito. Além de Katie, contribuíram Michael D. Johnson, Daniel Zoran, Vincent L. Fish, Sheperd S. Doeleman e William T. Freeman.

Até aí tudo bem, mas, sabe como é, sempre tem aquele troll que tenta desmerecer o papel das mulheres na história da ciência — lembrando que isso não é novidade, mas infelizmente aconteceu ao longo dos últimos séculos e, por mais triste que seja, é muito frequente na seção de comentários na web nos dias atuais.

katie boumanFonte: Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Em fóruns, em vários outros sites especializados, nas rede sociais e mesmo aqui no TecMundo você não precisa ir muito longe para ver comentários como “uma pessoa não é responsável por isso sozinha”, “o código é a parte menos importante do projeto” ou “ela não é a cientista da computação que fez isso”.

Colega diz que Katie foi a maior responsável pelo projeto

Usuários lembram que Andrew Chael, colega de Katie no projeto, foi quem escreveu 850 mil das 900 mil linhas de código do algoritmo. Mas o próprio cientista postou um tweet em defesa de Katie, dizendo que sem sua contribuição para o software, não seria possível obter a imagem do buraco negro.

Jessica Wade, doutora em física engajada na divulgação da diversidade nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, falou sobre o assunto: “os maiores avanços científicos do mundo — como a primeira imagem direta de um buraco negro — só podem acontecer quando grandes e diversificadas equipes de cientistas internacionais trabalham juntas. Durante séculos, as pessoas que escolhemos para dar crédito a essas descobertas foram homens”.

— Andrew Chael (@thisgreyspirit) 12 de abril de 2019

“É claro que Bouman não teria escrito todo o código, assim como Englert e Higgs não são os únicos responsáveis pela descoberta do Bóson de Higgs. Em vez de desmerecer as contribuições de Katie e das inúmeras outras mulheres que trabalham no Telescópio Event Horizon, devemos dar um passo para trás e lembrar que ela não pediu esse reconhecimento — as pessoas em todo o mundo se cansaram de os homens estarem entre os únicos a serem elogiados."

Acho que ficou claro que a popularidade de Katie não se dá pelo gênero ou por “ser fotogênica” como muita gente acredita — não seja essa pessoa. E sim por sua revolucionária descoberta científica e pela liderança no projeto tocado por várias outras pessoas.